x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 584

Entidades Filantrópicas - Documentos Fiscais Aceitáveis

Eliabe Júnior Daniel

Eliabe Júnior Daniel

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 09:17

Bom dia.

Gostaria de saber se alguém conhece na legislação fiscal ou contábil federal algum dispositivo que sirva de embasamento para a afirmação de que a nota fiscal modelo 2 não é documento hábil para comprovar aquisições feitas por pessoas jurídicas que não dependam do crédito de ICMS, como por exemplo, as Igrejas e Associações.

A questão é que estou habituado a ver a afirmação de que as aquisições dessas entidades devem sempre ser acobertadas por Nota Fiscal Modelo 1 ou 55, e que o uso de cupom fiscal e nota fiscal de venda a consumidor (modelo 2) nesses casos é vedado. Acho um pouco incoerente, pois no próprio corpo das notas modelo 2 há campo para inserir CNPJ, o que dá a entender que a mesma pode ser utilizada nas operações com PJ quando as mesmas retirarem a mercadoria no estabelecimento vendedor.

Desejo saber isso a nível federal, mas desde já adianto que no RICMS/SP há uma permissão no artigo 135 para uso deste tipo de documento nos casos em que o comprador mesmo faz a retirada da mercadoria.


Desde já, agradeço a atenção.

Eliabe Júnior
Técnico em contabilidade
[email protected]
Franca/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade