x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 18.275

Contabilidade de royalties recebido integralmente pela empre

aparecida andrea santucci

Aparecida Andrea Santucci

Bronze DIVISÃO 2 , Proprietário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 20:52

Caro colegas, boa noite.
É a primeira vez que estou participando apesar de ter feito meu cadastro ha certo tempo.
Procurei por bastante tempo nos topicos e postagens, mas nao consegui encontrar.
Tenho uma empresa prestadora de serviços que está prestes a terminar seu processo para Franquear.
A duvida maior que apareceu é que ele me diz que vai ter controle total sobre a prestação de serviços de seus franqueados, em que, o total da receita destes franqueados vai passar por uma conta corrente na empresa mae que sera aberta para ele franquear e ai ele vai reter os 5% de royalties que é dele e repassar o liquido para cada franqueado.... nao consegui visualizar como sera feito o lançamento, tendo em vista que a receita sera so os 5% e todo o dinheiro vai passar pela conta..... nao daria problema com a fiscalizacao, ou se estiver mencionado no contrato de Franquia que sera desta forma, nao teria problema.... dei uma consultada na CPC 30.
Grata se algume puder me ajudar.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 10:05

olá, crie as seguintes contas no teu plano de contas:

11. ativo circulante
111. disponível
1113. bancos c/movimento - uso restrito
1113001. banco c/c. franquiados <<< para debitar os depósitos dos franquiados
<<< para creditar as transferências líquidas p/franquiados
21. passivo circulante
211. exigível dos franqueados
2113. franqueado x
2113001. repasses p/franquia <<< para creditar os depósitos p/a c/c. da franquia
2113002. (-) royalties da franquia <<< para debitar os royalties devidos à franquia
2113.003 (-) comissões recebidas <<< para debitar os valores líquidos pagos aos franquiados

2114. franqueado y
2114001. repasse
2114002. (-) royalties p/ franquia

31. resultado
311. receitas
3111. receitas operacionais
3111.001. receitas de royalties <<< credite pela royalties recebidos

>>> exemplos de contabilização
os franquiados depósitos na conta corrente central da franquia

$ 100 debite- bancos c/c. franqueados
$ 100 credite- repasses p/franquia

a franquia repassa p/os franquiados já descontados a taxa de royalties

$ 90 debite - (-) comissões recebidas
$ 90 credite- banco c/c. franquiados

apropriação das receitas de franquia

$ 10 debite - (-) royalties p/franquia
$ 10 credite- receitas de royalties

>>> fazer a provisão do tributos incidentes sobre as receitas de franquia!

bom trabalho! boa semana!

aparecida andrea santucci

Aparecida Andrea Santucci

Bronze DIVISÃO 2 , Proprietário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 05:12

Bom dia Caro colega.... acho que ficou bem explicado.....esta me ajudando bastante.
No seu ponto de vista, voce acha que fazendo desta maneira, estando demonstrado muito certinho cada franquiado, nao daria nenhum tipo de problema com a fiscalização por causa do montante recebido......seria interessante mesmo colocar tudo isso no Contrato entre Franqueador e Franqueado?

Agradeço desde ja sua vontade em poder me ajudar.

Grata

Telmo Biehl

Telmo Biehl

há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 07:53

olá, sim, é importante ter os contratos assinados entre as partes definindo as regras de uso da conta mãe; e também para justificar a alta movimentação financeira que envolve diversas empresas, e também para levantar suspeitas de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, perante os órgãos de fiscalização; o conselho federal de contabilidade, através da resolução 1445 de 26/07/2013, definiu em parceria com a conar, as diretrizes da postura do profissional da contabilidade e organizações contábeis ante as situações de movimentação financeira suspeitas; veja na íntegra esta resolução no link abaixo:

https://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/res_1445.doc

bom trabalho e boa semana!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

há 11 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 08:24

desculpe, mas tive que redigir a última mensagem para corrigir alguns pontos dela...

"olá, sim, é importante possuir tais contratos assinados entre as partes, ficando neste definidas as regras de uso da conta mãe; assim também irá justificar a possível alta movimentação financeira que vai envolver diversas empresas, pois isso poderia levantar suspeitas de lavagem de dinheiro e de sonegação de tributos; o conselho federal de contabilidade, através da resolução 1445 de 26/07/2013, definiu algumas diretrizes quanto a postura profissional do contador/técnico em contabilidade diante de situações onde há de movimentação financeira suspeita; pode-se ver íntegra tal resolução pelo link abaixo:

http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/res_1445.doc

bom trabalho e boa semana!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade