Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.414

Material de Uso e Consumo

Thaís Silva

Thaís Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 09:43

Bom dia colegas!
Sou nova na área e necessito de uma explicação...
Estou realizando os lançamentos e estou muito em duvida com as contas Material de Uso e Material de Consumo. Em qual delas, eu coloco por exemplo, despesas de máquinas e ferramentas? Obrigada e bom dia!!!

Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 10:04

Tudo que é consumido você lança na conta de Material de Consumo. Já uma ferramenta é utilizada em algum processo, então será Material de Uso. Verifique se a ferramenta ou o material consumido é utilizado na prestação de serviço ou na produção da empresa. Se estiver ligada a atividade da empresa será Custo e não Despesa. Já a máquina, se for uma aquisição, você deverá lançar no Ativo Imobilizado e não na conta de Despesa.

Gabriela Sperb Lenz

Gabriela Sperb Lenz

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 13:37

Olá Thais,

Em caso de despesas relacionadas a uma máquina ou equipamento, você deverá contabilizar na conta manutenção de máquinas e equipamentos. Caso a máquina/equipamento esteja ligada a atividade fim da empresa deverá ser contabilizado em custo. Caso a despesa venha a agregar valor ao bem pré existente deverá ser contabilizado como imobilizado agregado ao bem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade