x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 14.477

Juros a Receber

Suelen S. Santos

Suelen S. Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 08:30

Bom dia, a minha dúvida é a seguinte. Como eu contabilizo a seguinte operação. Recebimento de um título no valor de R$1.000,00 na data do vencimento do mesmo, através de 4 cheques pré-datados no valor de R$252,00 cada, sendo no caso cobrado um juro de R$8,00. Como seria a contabilização desta operação?

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 08:59

Cumprimentos Suelen,

Segue os lançamentos;

D= Cheques Pré a receber (Ativo) 252,00
C= Duplicatas/Cliente a receber (Ativo) 250,00
C= Juros Recebidos (Receitas Financeiras) 2,00
Valor: 252,00

* Os outros lançamentos tem o mesmo procedimento

Qualquer duvida, fique a vontade e espero ter ajudado...

Att.
Vander

Suelen S. Santos

Suelen S. Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 11:10

Vander,
só mais uma dúvida. No financeiro eu tenho o título para ser baixado. como eu recebi na data do vencimento não deveria haver juros, porém como foi em cheque pré-datado ocorreu a cobrança sobre o prazo nos cheques. como eu faço a baixa do título no financeiro? para baixar tem o campo de juro é correto eu colocar estes juros neste campo?

Obrigada,
Suélen.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 15:05

Postada Quarta-Feira, 13 de fevereiro de 2008 às 11:10:46

--------------------------------------------------------------------------------

Vander,
só mais uma dúvida. No financeiro eu tenho o título para ser baixado. como eu recebi na data do vencimento não deveria haver juros, porém como foi em cheque pré-datado ocorreu a cobrança sobre o prazo nos cheques. como eu faço a baixa do título no financeiro? para baixar tem o campo de juro é correto eu colocar estes juros neste campo?

Obrigada,
Suélen.

Cumprimentos Suelen,

No seu financeiro deve ser lançado em juros recebidos também, pois baixa uma contas a receber e gera um cheque pré-datado a receber, inclusive voce devera fazer a cobrança em cima do cheque a partir desta data.

PS. Suelen, raciocine uma coisa, você deu quitação na duplicata do cliente através do cheque, cujo lhe origionou um outro credito a receber (cheques a receber), assim sendo, você tera em se financeiro "Cheques Pré a receber".

Entendeu?

Att.
Vander

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade