x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 856

Reutilização de Materia-Prima de produto defeituoso em um no

Rodrigo de Jesus Pelais

Rodrigo de Jesus Pelais

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 12:04

Boa tarde à todos!

Desde já agradeço pela ajuda de quem puder responder à essa dúvida:

Em uma indústria de injeção de plástico, há alguns produtos finais que não são aprovados pelo departamento de qualidade. Como o item reprovado é totalmente feito de plástico, esse item segue para o moinho, aonde é destruído e se torna matéria prima novamente, sendo utilizada para fabricação de outro item.

Minha dúvida é: como entro novamente com essa matéria prima no estoque? O controle se dá apenas por meio do controle de produção? Fiz uma pesquisa a respeito na legislação mas não encontrei nada impeditivo a esse processo, muito menos de orientação. Há algum impedimento para fazer isso?

Novamente, muito obrigado pela ajuda!

A humildade do homem deve ser inversamente proporcional à sua inteligência. Quanto mais se sabe, mais há a conhecer.
João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 11:45

Bom dia Rodrigo,

Depende, de um ponto de vista simples do caso se esse moinho é terceirizado todo esse material que é perdido durante o processo de produção deve ser baixado como Perda ou Deteriorização, assim como sua entrada após reprocessada deve ser feita sim como matéria-prima, afinal de contas será utilizado na produção de novos itens, porém sendo próprio basta apenas o controle interno mesmo, porém como muito provavelmente envolverá ajuste de estoque o ideal é o registro da perda e a nova entrada.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Rodrigo de Jesus Pelais

Rodrigo de Jesus Pelais

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 15:43

Boa tarde João!

Obrigado pela resposta.
Neste caso, o moinho é interno, da própria empresa.
Eu pesquisei a respeito da baixa como perda no R.I.R., entretanto, nessa nova entrada, eu consideraria somente o valor da Matéria prima devido ao fato do moinho ser interno, correto? Seria uma entrada, a débito de estoques e crédito de Outras Receitas, zerando o efeito da baixa?

Obrigado!

A humildade do homem deve ser inversamente proporcional à sua inteligência. Quanto mais se sabe, mais há a conhecer.
Helio Elson de Sousa Junior

Helio Elson de Sousa Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 16:36

A meu ver isto depende do controle de custo que a empresa possui.

Se for possível identificar os custos diretos e indiretos que compõe o valor final deste produto no estoque de produtos acabados, o correto seria lançá-los a resultado como perda e o valor da matéria prima realocado no estoque de matéria prima, já que neste caso ela sofreu apenas uma transformação física que não a diferencia da matéria prima comum, já que será derretida e novamente utilizada no processo.

Se for possível identificar isto junto ao PCP e ter um ótimo controle, será de grande valia, do contrário não sei como você poderia mensurar o valor.

Contabilmente eu lançaria:

D - Perda de Estoque
D - Estoque de Matéria Prima
C - Estoque de Produtos Acabados

Abraços, Rodrigo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade