
Helio Elson de Sousa Junior
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeCaros nobres colegas,
Já vi casos de baixas de transações de adiantamento para fornecedores que por motivo ou outro não se concretizaram e houve sua baixa com o lançamento a resultado considerando o valor como uma perda, porém estou lidando com um caso excepcional e confesso não saber ao certo o que fazer.
A empresa possui em seu adiantamento um valor que passa de milhões, sim, milhões! Ela possui por atividade a importação de bens para revenda aqui no Brasil. Pois bem, há alguns anos a empresa contratava o serviço de um terceiro para realizar estas importações, as baixas do adiantamento estão muito mal identificadas nos históricos de maneira que não se torna possível a composição do saldo. Para piorar a conta não era usada para apenas um fornecedor, mas era uma conta genérica e TODOS os adiantamentos a fornecedores estão lá.
Por se tratar de um período muito antigo (o início do problema começa em 2008 e segue até a data atual) não possuo a documentação para poder avaliar.
Não há nem um décimo do saldo de adiantamento de fornecedores em aberto, o valor é muito grande para ser lançado repentinamente para a despesa e não há lucro suficiente para que seja considerada uma distribuição.
A empresa é enquadrada no Lucro Presumido.
Muito obrigado pela ajuda!