x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.055

Dificuldade para saber como funciona um escritório de contab

Paulo Ferreira Amaral

Paulo Ferreira Amaral

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 16:05

Sou Contabilista formado pela FEA-USP de Ribeirão Preto e tenho mestrado na mesma Universidade. Tenho até vergonha do que vou falar, porque já dei aulas de contabilidade em algumas faculdades aqui da região. Mas tenho que confessar que estou com planos de abrir um escritório de contabilidade e para isso estou tentando entender como funciona um. Tenho lido muito sobre a legislação fiscal, abertura de empresas etc. Mas não consigo encontrar nada sobre o funcionamento real de um escritório. Por exemplo, como declarar a renda bruta para efeito de simples para o dono de um bar que não tira notas fiscais de vendas. Será que faço uma estimativa em cima das notas de compra?? Outra coisa, como é o procedimento de quem tem aquelas maquininhas de notas eletrônicas. Será que tenho que ter esses programas, tipo o CONTIMATIC, que talvez importem essas informações. Se alguém puder me ajudar, pelo amor de Deus, estou desnorteado. A legislação então é uma balbúrdia...Meu Deus. Talvez eu devesse ter feito um curso de técnico contábil e feito um estágio em algum escritório, isso seria uma formação melhor do que o meu mestrado. Muito grato por qualquer ajuda. Abs. Paulo

Celso Pires da Conceição

Celso Pires da Conceição

Bronze DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 19:14

Paulo, também tinha a intenção de abrir meu escritório quando entrei na faculdade até trabalhar em um.Lá descobrir que o trabalho é muito puxado, que o preço do serviço é baixo e que os clientes escondem informações da gente.Fui prestar concurso público.

Boa sorte.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 19:32

Boa noite Xará.

Desanimar no inicio da luta?! Jamais!

Infelizmente a carreira é dificil e temos que estar ligados na Legislação. A solução do concurso publico citada pelo amigo Celso é ótima, mas a contabilidade publica se feita com seriedade, é mais dificil que a comercial.

Outra coisa: aconselho a você que comece a trabalhar em um escritório, comece como analista contábil por exemplo. Depois trabalhe com a parte de pessoal, Legal e assim você verá como funciona.

Neste meio tempo comece a escolher um nicho: por exemplo se especialize em contabilidade de Clinicas Veterinárias.

Um problema nosso é que saímos "catando tudo que aparece" e quando você assusta você tem até uma carteira de clientes razoável, mas ai você vai ver e tem um monte de ramos diferentes. Ai para estudar por exemplo todas as convenções coletivas, você noa oferece um serviço bacana. Resultado: Serviço feito pela metade.

Eu por exemplo me especializei em prestar serviços de apoio administrativo a escritórios e contabilistas. Não vou detalhar muito aqui senao vao pensar que é propaganda....rs

Você com seu estudo poderia especializar-se na parte de tributos aos seus próprios amigos contabilistas, pense nisso.

Outra coisa: não sintas vergonha! Vergonha é não saber e não ser humilde em admitir.

E no mais estamos ai para ajudar!

PS: no caso do Bar, primeiro veja como ele está registrado, se der passe-o para MEI.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
CAMILA MONTEZINO

Camila Montezino

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 14:17

Quando alguma empresa MEI precisa de um comprovante de renda bruta normalmente para banco pode fazer uma declaração simples com o proprio empresario assinando pois na MEI eles não sao obrigados a emitir nota (na minha cidade todos os bancos aceitam). Será necessario você possui um sistema sim, usamos a CONTIMATIC, tanto para notas, quanto para processamento de folha de pagamento por exemplo, seria bom tambem contratar uma empresa para tirar algumas duvidas aqui utilizamos Econet(on line). Eu não entendi as maquininhas de notas eletronicas seria o sistema? ou a maquinhinha de cupom fiscal? bom boa sorte e nada de desanimar é mais que normal e nada de sentir envergonhado o dia que eu encontrar alguem que me diga que sabe tudo com certeza acharei muito estranho.


JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 março 2014 | 08:35

Paulo fique tranquilo, estou próximo de Pontal, também fiz Contábeis em Ribeirão Preto, pelo Lacerda, na década de 1990 e desde então tenho trabalhado no ramo, hoje com 02 escritórios. Caso seja útil ofereço meu e-mail.
@Oculto

Abraços

Jaime

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade