x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 561

Elielson Lopes Barreiros

Elielson Lopes Barreiros

Iniciante DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 17:20

Eu Já sou enquadrado na tributação 27.5 % retido na fonte devido a primeira profissão registrada em carteira. Porém à uns 02 anos trabalho também como corretor de imóveis autonomo,( creci-sp). Me especializei no sigmento de vendas de áreas para construtoras á alguns meses e estou com alguns negócios em andamento. A minha grande dúvida é a seguinte: As minhas comissões nestes possíveis negócios passariam de 200.000 R$. Se for tributado como pessoa física que sou, pagaria mais impostos que se passasse para pessoa júridica? Outra dúvida é que a construtora vai querer uma nóta emitida por mim na hora de pagar a comissão? Como conssegui esta nota, e serar que eles já vão pagar a comissão retendo o imposto na fonte?
Já vi que no simples nacional, mei, não consigo um CNPJ. Não me enquadraria. Procurei um profissional contabilista mas infelizmente me deixou com mais dúvidas ainda.

Me descupem se são dúvidas relativamente simples mas é que depois destes grandes negócios me deparei com esta situação.

Obrigado a quem me responder.

Att,

Elielson.

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 11:36

Boa tarde Elielson,

talvez o contador que você procurou tenha te deixado na dúvida porque realmente são vários critérios que tem que serem analisados... mas em resumo segue algumas respostas:

As minhas comissões nestes possíveis negócios passariam de 200.000 R$. Se for tributado como pessoa física que sou, pagaria mais impostos que se passasse para pessoa júridica?
R: esse período = 1 ano? Sim, como PF você paga os 27,5% se for como PF você pagará cerca de 15%, porém terá que ter auxílio de uma contabilidade profissional, obrigações acessórias, etc... além de que caso seja formalizado como empresario individual muitos tomadores de serviço tributam o IR como PF...

Outra dúvida é que a construtora vai querer uma nóta emitida por mim na hora de pagar a comissão? Como conssegui esta nota, e serar que eles já vão pagar a comissão retendo o imposto na fonte?
R: Se for como PJ sim, se PF um RPA serviria porém haverá sim no momento do pagamento retenção do IR.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade