Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Pessoal, bom dia.
Estou fechando o estoque contábil de um cliente que compra matéria prima e parte dele manda industrializar fora.
Na compra de matéria prima e material de embalagem, houve o aproveitamento de credito de ICMS e IPI.
Pelo que vi em vários demonstrativos contábeis, livros e internet, o ICMS e IPI creditado sobre a compra desses materiais á lançado no próprio estoque como conta redutora.
Segue um exemplo
AC - Estoques
Mercadorias adquiridas para industrialização
Estoques de produtos acadados
Estoques de matéria prima
Estoques de material de embalagem
(-) ICMS s/estoques de matéria prima e embalagem
(-) IPI s/estoques de matéria prima e embalagem
Fretes s/compras de mercadorias para industrialização
Está correto dessa forma?
Pelo meu sistema não tenho como lançar na conta de matéria prima, o valor liquido (produtos - ICMS). Por isso contabilizo dessa forma.
Minha duvida refere-se aos saldos que tenho em 31/12/2013 nas contas redutoras de ICMS e IPI.
Devo zerá-las, creditando contra a conta de estoque de matéria prima e material de embalagens??
Ou devo debitar das contas redutoras de ICMS e IPI (no estoque) apenas o proporcional do debito de ICMS e IPI das vendas no período de 2013?
Acredito ser apenas o proporcional, pois o credito não foi todo utilizado de fato.
Apenas para comentar que os créditos de ICMS e IPI são lançados em ICMS a compensar e IPI a compensar, fora do grupo estoque, para fazer as devidas baixas com os impostos a recolher.
Fico super grata desde já pela atenção...