x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.279

Contabilização de Equipamento Importado via Admissão Temporá

Bruna Lima

Bruna Lima

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 17:50

Contabilização de Equipamento Importado via Admissão Temporária

Através da Instrução Normativa RFB 1.361 de 21 de Maio de 2013, é possível importar equipamento via Admissão Temporário pagando apenas 1% dos impostos devidos por mês de permanencia no país.
Entretanto não encontrei nenhuma bibliografia referente a contabilização do equipamento, se devemos ativar, depreciar, nem sobre a contabilização dos impostos pagos.
Alguém tem alguma experiencia no assunto?
Obrigada
Bruna

Clayton da Rocha

Clayton da Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 março 2014 | 14:09

Boa tarde,

Desconheiço do assunto, mas gostaria de opinar, ao meu ver como o bem é pertecente a outra empresa não irá compor o imobilizado de sua empresa tão pouco se aproveitará da depreciação.
Visto que o mesmo tem prazo determinado para permanecer na sua empresa não pode usar de contas compensatórias?
Assim, a contabilização poderá ser feita da seguinte forma:

D- Entrada de Mercadorias de Terceiros/Admissão Temporária (Conta de Compensação Ativa)

C- Admissão Temporária (Conta de Compensação Passiva)

e quando o mesmo for devolvido um lançamento inverso.

Espero ter ajudado,

Att,

Barbara Lisbode de Amorim

Barbara Lisbode de Amorim

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 14:48

Do ponto de vista contábil,

Como iremos depreciar esses equipamento/ máquinas e afins?
Pois pela lei esses objetos tem que voltar ma reexportação valendo o mesmo valor $$, que na sua importação.

Minha dúvida é, eu tenho um cliente que importa máquinas por tempo determinado, seria uma admissão temporária, essas máquinas ele aluga e gera uma receita durante esse período, e não está correndo a nenhuma depreciação sobre essas máquinas depreciação.

O cliente alegou que essas máquinas não sofrem depreciação pois quando for reexportar essas máquinas elas têm que ter o mesmo valor de sua importação.

A minha dúvida é, essas máquinas estão sendo alugadas e deveriam de fato está sendo depreciadas, pois acontecem um desgaste. Além de que ao alugar essas máquinas ele gera uma receita e não esta ligado e nenhum custo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.