Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4Gostaria de saber no plano de contas o que vem primeiro: o grupo das Receitas ou das Despesas? e se tem alguma base legal?
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Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4Gostaria de saber no plano de contas o que vem primeiro: o grupo das Receitas ou das Despesas? e se tem alguma base legal?
Clovis Igarashi
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) ContabilidadeKell
Boa tarde!
Veja no link abaixo, a estrutura de um plano de contas, com base legal do CRC.
www.crcsp.org.br
Bom trabalho
Rafael Mendes da Silva Berigo
Prata DIVISÃO 1 , Gestor(a)Boa tarde!
Não existe uma ordem Kell com relação as contas de resultados, porém há algumas características e objetivos que devemos observar ao classificar um plano de contas, por exemplo:
- Atender às necessidades de informação da empresa;
- Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis; (Observar a Lei das SA 6.404/76 e 11.638/07)
- Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos usuários externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
Exemplos de Estruturas:
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Custos, Despesas e Receitas
4 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - PAssivo
3 - Custos e Despesas
4 - Receitas
5 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos e Despesas
5 - Contas de Apuração
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos
5 - Despesas
6 - Contas de Apuração
Saliento a importância do seu plano adaptar-se as atividades da empresa não somente as ordens dos Grupos como também as dos Sub-Grupos, para melhor compreensão da Administração.
Abraços.
Rafael Berigo
Telmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2 , Account Managerolá, creio ser muito bom conversar c/o suporte técnico do sistema contábil que vc opera p/saber se pode-se cadastrar o plano de contas na forma que se entende ser melhor p/a empresa, ou que deve-se seguir uma estrutura pré-configurada pelo desenvolvedor do sistema; já tive a oportunidade de operar sistemas contábeis onde deixava livre p/eu alterar o plano de contas; também usei sistemas onde eu não podia fazer muitas alegações, pois o sistema dispunha de uma parametrização de rede que permitia que a contabilidade se intercomunicar c/o setores financeiro, contas a pagar/receber, almoxarifado, rh, etc.
existe também certas atividades econômicas que possuem normas reguladoras próprias p/a contabilidade, onde que o profissional da contabilidade deve utilizar um plano de contas padronizado, como por exemplo: a contabilidade das instituições financeiras, das seguradoras, dos consórcios, das administradoras dos fundos de pensão, etc...
bom trabalho e boa semana a todos!
Kell Feitosa
Prata DIVISÃO 4Muito obrigada a todos pela riqueza das respostas, pois foram bem mais detalhadas do que eu pretendia saber. A minha dúvida trata-se só em relação a ordem dos grupos receitas e despesas, pois sempre loquei primeiro o grupo das receitas e depois as despesas e agora estou mudando o programa e vi que lá a ordem é despesas e receitas, então fiquei na dúvida, mas vou conversar com o suporte para ver se posso continuar trabalhando da forma de sempre.
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