x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.437

Financeiro X Contabilidade

Osmar Ribeiro Junior

Osmar Ribeiro Junior

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 18:01

Boa tarde,

Os relatórios financeiros são gerenciais correto ?, Eles devem necessariamente fechar com as conta contábeis ?

Por exemplo:

Relatório Financeiro Contas a Receber x Conta 12-Clientes, devem bater o saldo final ?

Relatório Financeiro Contas a Pagar x Conta 96- Fornecedores, devem bater o saldo final ?

As questões acima devem ser de fato de fácil resposta, mais vejam o exemplo abaixo:

- Uma Compra de R$ 100.000,00

Contabilidade
D- 38 (estoque)
C- 96 (fornecedores)

* Gera um contas a pagar no relatório financeiro de R$ 100.000,00

- Ocorre uma devolução de R$ 30.000,00

Contabilidade
D-96 (fornecedores)
C-38 (estoque)

* Gera um contas a receber no relatório financeiro de R$ 30.000,00

Pois bem, o fato financeiro, iremos fazer uma compensação , ou seja, no ato do pagamento ao meu fornecedor irei pagar apenas R$ 70.000,00 correto.

D-96 (fornecedor)
C- 7 (banco)

No final do fato ocorrido acima, vou conciliar meus relatórios financeiros (tanto pagar como receber) contra minha contabilidade (fornecedor e cliente).

Na conciliação entre meu relatório Financeiro Contas a Receber irá aparecer uma movimentação de R$ 30.000,00, porém na minha contabilidade conta 12- Cliente, jamais irá aparecer esses R$ 30.000,00, ou seja, resumindo, a conciliação do relatório Financeiro x a Contabilidade, não vai bater.

OLIMPIO CORDEIRO

Olimpio Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 10:36

Bom dia Osmar,

A resposta para todas as perguntas acima é sim, as contas devem ter o mesmo saldo tanto no financeiro quanto na contabilidade.

Já observando o seu exemplo, suponho que utilizem em sua empresa um sistema integrado. Nesse caso o valor correspondente a devolução contabilmente se dá através de uma NF, mas financeiramente esse valor geralmente não é reconhecido de fato, gerando, naturalmente uma divergência nos relatórios.
Uma solução é que no sistema financeiro seja criado um lançamento de devolução também, tratando cada operação de modo isolado, já que o lançamento da entrada e saída de mercadoria do estoque está sendo feito corretamente.

- Quanto ao pagamento:

D- Fornecedor
C- Banco - 70.000,00

D- Contas a Receber
C- Fornecedor - 30.000,00

- Quanto ao recebimento:

D- Banco
C- Contas a Receber

Espero ter ajudado.

Abraço.

Osmar Ribeiro Junior

Osmar Ribeiro Junior

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 13:39

Boa tarde Olimpio, realmente utilizamos um sistema integrado aqui na empresa.

Sobre a idéia que passou de que o financeiro passe reconhecer as devoluções como fato isolado, ou seja, como devoluções, seria o ideal.

Mais depois de algumas simulações e conversa com colegas contadores aqui da cidade (Fernando/João e Luciano) fizemos da seguinte maneira também, veja se concorda:

- Uma Compra de R$ 100.000,00

Contabilidade
D- 38 (estoque)
C- 96 (fornecedores)

* Gera um contas a pagar no relatório financeiro de R$ 100.000,00

- Ocorre uma devolução de R$ 30.000,00

Contabilidade
D-12 (Cliente)
C-38 (estoque)

* Gera um contas a receber no relatório financeiro de R$ 30.000,00

Baixa Financeira R$ 30.000,00
D-96 (fornecedores)
C- 12 (clientes)

Baixa pagamento R$ 70.000,00
D-96 (fornecedores)
C- 7 (banco)

Ou seja, o que mudamos aqui, foi primeiro na mudança de contas na contabilização da devolução, ou seja, na emissão da nota fiscal de saída de Devolução, ao invés de D-96, passamos a D-12 (cliente), subentendo que uma vez que faço uma devolução ao meu fornecedor ele passa a ser uma "cliente", ou seja, passa a ter direito a receber, (independente se já paguei ele ou não);
Segundo alteramos na hora de realizar a baia da devolução
Passamos baixar contabilizando a D-96 (fornecedores)
C-12 (clientes)
O que não era feito antes, no primeiro exemplo que citei apenas baixávamos a devolução na carteira financeiro, sem contabilização.

Conclusão, quando for tirar o relatórios contas a pagar financeiro e conciliar contra a contabilidade conta 96-Fornecedores, irá bater corretamente o saldo final.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade