x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.123

Contas a Pagar

Thaís Silva

Thaís Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:05

Bom dia colegas!
Posso utilizar a conta "Contas a Pagar" para colocar despesas como: Cartão de crédito (compra parcelada), equipamentos de informatica e outras despesas que eu só pagarei no mês seguinte?

Ou essa conta só serve para despesas que eu terei com Fornecedores???

Desde já agradeço!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:28

Bom dia,Thaís

Fornecedores(ou Duplicatas a Pagar) - é o nome da conta utilizada para contabilizar as aquisições de compras de matérias primas e outros materiais utilizados na fabricação dos produtos(,no caso das indústrias)e na compra de mercadorias para comercialização(no caso das empresas comerciais).As compras de materiais de expedientes como as que você citou,podem e devem ser contabilizadas na conta também de Passivo Circulante,chamada de Contas a Pagar(Sintética).Essa Contas a Pagar, pode abrigar sub-contas(analíticas),que terão os nomes desses fornecedores de materiais para facilitar a identificação das movimentações e seus respectivos provisionamentos de suas despesas.Caso algum colega queira sugerir outras práticas,fiquem a vontade.As Notas Fiscais que fazem parte da fatura do cartão de crédito precisam estar em nome da empresa e serem apropriadas pelo seu total.

Grande abraço

Thaís Silva

Thaís Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:48

Aproveitando sua disposição João, como posso contabilizar?

Por exemplo: Uma compra de Equipamentos de informatica efetuada em 11/2011, mas paga em 12/2011, fica assim:

D: Equipamentos de Informatica
C: Contas a Pagar

e após o pagamento

D: Contas a Pagar
C: Caixa

Se mais alguém puder analisar e me explicar, ficarei muito grata!

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:54

Boa tarde Thaís Silva ,

Isso mesmo, os seus lançamentos estão corretos.
Só uma observação. se na compra for financiada e conter juros. esses juros poderá ser separo e amortizado junto com o pagamento em uma conta de "despesas financeiras a Transcorrer" ou despesas "financeiras a vencer"

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: