x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 17.097

Estão corretos os lançamentos???

Visitante não registrado

há 17 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 00:16

Olá. Gostaria de saber se estão corretos os lançamentos a seguir, e suas contrapartidas . Tendo em vista inventário permanente:

ABATIMENTOS SOBRE COMPRAS
fornecedores D
abatimento sobre compras C
E
abatimento sobre compras D
mercadorias C

ABATIMENTOS SOBRE VENDAS
abatimentos sobre vendas D
clientes C
E
Vendas D
abatimentos sobre vendas C

DESCONTOS FINANCEIROS CONCEDIDOS
desconto fin concedido D
clientes C
E
vendas D
desc.fin. concedido C

DESCONTOS FINANCEIROS OBTIDOS
fornecedores D
desc.fin.Obtido C
E
desc.fin. condedido D
mercadorias C

OU

Na empresa que concedeu o desconto:

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) 9.800,00
D - Descontos Financeiros Concedidos (CR) 200,00
C - Clientes (AC) 10.000,00

Na empresa que obteve o desconto:

D - Fornecedores (PC) 10.000,00
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) 9.800,00
C - Descontos Financeiros Obtidos (CR) 200,00

Desde ja muitíssimo Obrigado!!!
No aguardo...

Visitante não registrado

há 17 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 12:13

Gostaria de tirar esta duvida, tenho (quase) certeza que esta correto.
Porém gostaria de opiniões.
No aguardo...

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 13:30

Boa tarde Luis Carlos.

Achei meio confuso a maneira como você dispos os lançamentos, mas os dois primeiros estão corretos, com relação aos dois ultimos não entendi direito portanto veja abaixo:

Na empresa que concedeu o desconto:

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) 9.800,00
D - Descontos Financeiros Concedidos (CR) 200,00
C - Clientes (AC) 10.000,00

Na empresa que obteve o desconto:

D - Fornecedores (PC) 10.000,00
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) 9.800,00
C - Descontos Financeiros Obtidos (CR) 200,00

Qualquer dúvida, retorne.

AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
CR = Conta de Resultado

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 13:31

Olá, Luis Carlos: As partidas estão corretas, no entanto há um erro de entendimento ou digitação aqui:
DESCONTOS FINANCEIROS OBTIDOS
fornecedores D
desc.fin.concedido C ( OBTIDOS )
E
desc.fin. condedido D ( OBTIDOS )
mercadorias C

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.

Visitante não registrado

há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 19:08

Olá , bem desde ja gostaria de agradecer a você LUIZ JOZÉe a você PAULO DA COSTA MACHADO.
Bem eu havia feito uma salada de frutas la em cima e não havia percebido, o que eu queria perguntar inerente aos dois primeiros lançamentos é:

PERGUNTO:
Descontos sobre vendas é o MESMO lançamento que abatimentos sobre vendas apenas muda o nome ;
E Descontos sobre compras é o mesmo lançamento que Abatimentos sobre compras apenas muda o nome da conta, estou correto???

Bem e quanto aos DOIS últimos lançamento , graças ao esclarecimento de vocês , me clareou a situação mesmo um colocando de uma forma e outro de outra forma. Li em um livro o seguinte:

"...alguns autores reduzem tais descontos dos valores de mercadorias (compras) e vendas, (como eu havia feito e o PAULO concordou) normalmente todavia são transferidos diretamente para conta de resultado(aí ficaria como LUIZ postou) ."
Então compreendi que HA os dois tipos de lançamentos .

Se pudessem confirmar a pergunta acima agradeceria...

Mais uma vez quero agradece-los pela disponibilidade e vontade em me ajudar , se puder ajudá-los aqui me encontro.
Um grande abraços aos amigos!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 20:43

É isso ai Luis Carlos.

A Contabilidade é uma arte que possibilita fazer uma mesma coisas de várias maneiras sem afetar o resultado final e nesse caso o artista é o contador e imaginação é o limite, desde que não atropele a boa tecnica contábil.

Descontos sobre vendas é o MESMO lançamento que abatimentos sobre vendas apenas muda o nome ;
E Descontos sobre compras é o mesmo lançamento que Abatimentos sobre compras apenas muda o nome da conta, estou correto???

Sim. Desconto, na técnica mercantil, é o abatimento ou bonificação feita ao devedor pelo pagamento antecipado de sua dívida.

Portanto considere essa minha resposta como confirmação de seus questionamento acima.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

Visitante não registrado

há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 21:28

Luiz José , MUITO OBRIGADO por todas as respostas , e os esclarecimentos sua frase inicial foi muito feliz .
Gostaria de te-lo como amigo no msn se possível me add
@Oculto.

Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade