x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 107.415

Apuração do Estoque

ARIMAR MENEZES

Arimar Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 10:08

Caros colegas,

Bom dia,

Estou fazendo o fechamento do Balanço de uma Madeireira (Indústria), e gostaria de saber a forma correta de apurar e contabilizar o estoque, gostaria de saber passo a passo, sobre matéria prima, material de acondicionamento, produtos acabados e por fim produtos pra revenda,

grato,

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 10:22

Bom dia Arimar.

Veja esta materia sobre o assunto, restando dúvidas retorne.

1) INTRODUÇÃO
2) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
1º) INVENTÁRIO PERIÓDICO
2º) INVENTÁRIO PERMANENTE

1) INTRODUÇÃO
O resultado bruto com mercadorias é a diferença entre o total das Receitas obtidas pelas vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta não leva em consideração as demais despesas da empresa.
O conhecimento desse resultado é de grande importância para as empresas comerciais que trabalham com Compra e Venda de Mercadorias.

RECEITAS DE VENDAS
(-) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
(=) RESULTADO BRUTO COM MERCADORIAS

2) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
Para apurarmos o custo das mercadorias vendidas existem, basicamente, dois métodos:

1º) INVENTÁRIO PERIÓDICO
É quando efetuamos as vendas sem um controle auxiliar e concomitante do Estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas. Quando necessitamos apurá-lo procedemos a um levantamento físico, e a avaliação do estoque final é feita pelo valor das últimas compras do Estoque de Mercadorias existentes naquela data; após o cálculo do estoque final, apurar a diferença entre o total das Mercadorias Disponíveis para a venda durante o período e esse Estoque Final (apurado extra-contabilmente) obtendo assim o Custo das Mercadorias Vendidas nesse período.

RESUMINDO:

CMV = EI + (CO - DC) - EF

CMV: CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
EI: ESTOQUE INICIAL DO PERÍODO
CO: COMPRAS DO PERÍODO
DC: DEVOLUÇÃO DE COMPRA DO PERÍODO
EF: ESTOQUE FINAL APURADO EXTRA-CONTABILMENTE

Exemplo:
Vamos admitir que na contagem física de determinada espécie de mercadoria ou matéria-prima foram encontradas 200 unidades; na última compra desse bem, efetuada antes do encerramento do período de apuração do resultado, foram adquiridas 120 unidades, ao custo unitário de R$ 500,00, e na compra imediatamente anterior foram adquiridas 150 unidades ao custo unitário de R$ 400,00 (em ambos os casos, já excluídos os impostos recuperáveis - IPI e/ou ICMS).
Neste caso, as 200 unidades inventariadas avaliam-se da seguinte forma:

120 unid.(total última compra) a 500,00 ................R$ 60.000,00
80 unid. (parte da penúltima compra) a 400,00.......R$ 32.000,00
200 unidades......................................................R$ 92.000,00

Caso as duas últimas aquisições houvessem somado uma quantidade inferior à inventariada, teríamos que nos reportar, sucessivamente e pela ordem, às compras imediatamente anteriores tomando por base sempre o custo da aquisição (excluídos os impostos recuperáveis).
O custo das mercadorias vendidas ou das matérias-primas empregadas será obtido por meio da seguinte operação:

EI + CP - EF (Estoque Inicial, mais Compras do Período, menos Estoques Final) = CMV

Exemplo:
Estoque inicial....................................................R$ 100.000,00
(+) Compras do período .........R$ 250.000,00
(-) Devolução de compras.........R$ 20.000,00........R$ 230.000,00
Soma................................................................R$ 330.000,00
(-)Estoque Final.................................................(R$ 92.000,00)
(=)Custo das Mercadorias Vendidas......................R$ 238.000,00

EMPRESA INDUSTRIAL
O CPV é calculado utilizando-se o método chamado "CUSTEIO POR ABSORÇÃO".
Se a empresa industrial não mantiver sistema de contabilidade de custo o Estoque Final será avaliado utilizando-se os seguintes critérios:

PRODUTOS ACABADOS: Os produtos acabados serão avaliados em 70% do maior preço de venda verificado no período-base, sem a inclusão do IPI, quando for o caso.

Exemplo:
Vamos supor que na contagem física sejam encontradas 200 unidades de determinado produto, cujo maior preço unitário de venda no período-base tenha sido de R$ 5.000,00 por unidade (sem IPI).

Então:
Valor unitário atribuído ao produto:
70% de R$ 5.000,00...........................................R$ 3.500,00
Quantidade inventariada.......................................200 unidades
Valor do Estoque: 200 x R$ 3.500,00....................R$ 700.000,00

PRODUTOS EM ELABORAÇÃO: Os materiais que se encontrarem em processamento no setor de produção (produtos em elaboração), na data de encerramento do período-base, deverão ser avaliados por um dos seguintes critérios de arbitramento:
a) uma vez e meia o maior custo de aquisição das matérias-primas, verificado no período-base (excluídos o IPI e o ICMS, quando recuperáveis); ou
b) 80% do valor-base para avaliação dos produtos acabados, determinado de acordo com o critério exposto no subitem anterior.

2º) INVENTÁRIO PERMANENTE
É quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo Custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as Mercadorias que estiverem a disposição para serem vendidas, isto é, esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas e as que estão a disposição para ser vendidas. Neste método apuramos o CMV para cada operação de venda, de modo que o somatório dos custos das várias vendas efetuadas será o CMV total do período.
A avaliação do CMV, nos casos do sistema de inventário permanente é feito por um dos seguintes métodos:

A) MÉDIA PONDERADA: Neste método calcula-se o custo médio da mercadoria em estoque e utiliza-se este custo médio para baixar a mercadoria vendida.
B) PEPS ou FIFO: ( primeiro que entra é o primeiro que sai): Por esta metodologia o custo da mercadoria vendida será computado sempre com base no valor do custo das compras mais antigas dos estoques.
C) UEPS ou LIFO: ( último que entra é o primeiro que sai): Este caso é o inverso do PEPS, ou seja, o custo da mercadoria vendida será calculado sempre com base nas mercadorias que foram compradas por último (método não aceito pelo Fisco).

Lançamentos contábeis

COMPRA de MERCADORIAS
Compra à prazo de mercadorias para revenda, por
R$ 10.000,00com ICMS incluso de R$ 1.700,00.

D- Estoque (AC) ou Compras (AC)...............................8.300,00
D- ICMS a recuperar.................................................. 1.700,00
C- Fornecedores (PC)................................................10.000,00

VENDA de MERCADORIAS
Venda a prazo de mercadorias por R$ 20.000,00, com ICMS de R$ 3.400,00.

D- Clientes (AC).......................................................20.000,00
C- Receita de Bruta (CR)...........................................20.000,00

D- ICMS s/ vendas (CR)..............................................3.400,00
C- ICMS a recolher (PC).............................................3.400,00

Baixa do estoque:
Quando a empresa mantém Registro Permanente de Estoques.

D- CMV (CR)..............................................................5.000,00
C- Estoque (AC)........................................................ 5.000,00

Quando a empresa não mantém Registro Permanente de Estoques e efetua o registro somente no final do período.

D= CMV (CR)
C= Estoque (AC) "valor do estoque inicial"

D= CMV (CR)
C= Compras (AC)

D= Estoque (AC) "valor do estoque final, calculado com base nas últimas compras"
C= CMV (CR)

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Adaiane Catapan

Adaiane Catapan

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 11:28

Somos Madereira se tenho um produto com valor no inventário de 2008 R$ 250,00 un, e em 2009 vendi todo esse estoque e adquiri mais com o custo de R$ 150,00 un, posso alterar o valor no inventário em 2009. Pois vendi aquela produção que tinha um custo maior e comprei mais com preço menor, certo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 19:12

Boa tarde Adaiane,

Se todo estoque anterior foi vendido, seu raciocinio está correto e irretocável, pois o custo médio será idêntico ao da aquisição.

...

ELIAS CRUZ DA PENA

Elias Cruz da Pena

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 10:24

Bom dia à todos.

Complementando o assunto, boa parte das minhas dúvidas foram sanadas, mas ainda tenho algumas:

Caso a empresa compre mercadorias (peças para computadores) para a prestação de serviços, essas mercadorias vão entrar em Estoque ou elas vão para uma conta de Despesa Ex: Compra de mercadorias ?
Caso essas mercadorias sejam contabilizadas como Estoque, como é feita a sua baixa?

Att.

Elias Cruz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 14:25

Boa tarde, Elias

Todas as compras efetuadas a título de aplicação na prestação de serviços devem fazer parte do grupo de "Custos dos Serviços Prestados", salvo se as compras forem volumosas, então as compras seriam alocadas para o Ativo Circulante, no grupo de "Almoxarifado" ou alguma outra agrupação congênere.

Por exemplo, se a sua empresa comprou algumas peças que seriam utilizadas exclusivamente em um certo serviço de reparo, o lançamento poderia ser:

D) Peças de Manutenção Aplicadas (CR - CSP)
C) Caixa ou Bancos ou Fornecedores

Dando continuidade ao exemplo, supondo que a empresa tenha comprado uma quantidade razoável de material para ser utilizado conforme forem chegando os serviços, conclui-se que estas peças então ficariam em "estoque" (para futura prestação de serviços, e não para comercialização); deste modo, os lançamentos seriam os seguintes:

1 - No recebimento das peças:
D) Peças de Manutenção (AC)
C) Caixa ou Bancos ou Fornecedores

2 - Na utilização gradual das peças, ao ser encaminhada do depósito para a banca de trabalho:
D) Peças de Manutenção Aplicadas (CR - CSP)
C) Peças de Manutenção (AC)

Finalizando, é importante citar que este exemplo generalizado é aplicável comumente em fatos de "Custos dos Serviços Prestados", sendo que a apuração do "Custo das Mercadorias Vendidas", objeto de comércio, deve seguir algumas regras específicas, sempre de acordo com o sistema de controle de estoques: permanente ou temporário.

Legendas:
CR: Contas de Resultado
CSP: Custo dos Seriços Prestados
AC: Ativo Circulante

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
ELIAS CRUZ DA PENA

Elias Cruz da Pena

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 11:38

Grato pela explicação, Ricardo.

Minha outra dúvida é:

Uma empresa, no exercício de 2009 foi comprando peças para a prestação de serviços, porém a pessoa que era responsável pelo contábil na época, não deu baixa nas saídas de peças que foram sendo utilizadas no decorrer do ano para a prestação do serviço, ou seja, o "estoque" veio aumentando ao longo do ano e essa empresa não tem nenhum tipo de controle de "estoque". Minha pergunta é: Nesse caso, como é feita a apuração do estoque no final de 2009?

Elias Cruz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 12:44

Boa tarde, Elias

Se a empresa emitia notas de peças conjugada com a nota de serviços, basta analisar todas as notas fiscais emitidas em 2009; caso a empresa apenas emitia as notas de serviços com o preço das peças embutidos, uma boa solução seria consultar as ordens de serviços que serviram de base para as notas emitidas.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Contador
Simone

Simone

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 14:52

Boa tarde a todos os colegas,

Analisando a resposta do colega Elias, me surgiu uma duvida que acredito ser resolvida facilmente, mas que, no momento, nao me vem à cabeça a referida resposta (é normal, acredito eu, dar um branco em determinadas horas em todos nos), por isso, peço que me esclareçam:

Como irei laçar os o estoque final inventariado?

Abraços a tds.

Simone
Simone

Simone

há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 15:33

Obrigada Weslington pela resposta, mas nao era bem isso que estava perguntando. De qlqr forma eu agradeço a atençao e digo-lhe que ja encontrei a resposta que estava procurando.

At+

Simone
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 15:57

Simone:

Obrigada Weslington pela resposta, mas nao era bem isso que estava perguntando. De qlqr forma eu agradeço a atençao e digo-lhe que ja encontrei a resposta que estava procurando

Embora você tenha admitido que já encontrou resposta, presume-se que se não obteve as informações de uma fonte externa, certamente lembrou-se de efetuar uma pesquisa nos arquivos do Fórum, pois assunto deste tipo já está plenamente esclarecido.

Apesar de tudo, com créditos a Saulo Heusi sugiro-lhe a resposta dele postada em 01/04/2007: clique aqui.

Na certeza de que você cultivará o hábito de pesquisar antes de perguntar, agradeço pela atenção dispensada

Prof. Ricardo
Contador
Simone

Simone

há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 16:02

Boa tarde Ricardo, eu ja tinha pesquisado bastante no forum e realmente tinha encontrado a resposta, mas ocorreu-me um lapso de memoria (nd grave é claro) somente deu um branco e me esqueci do lançamento (é
que fiquei um pouco confusa depois de ler tantas respostas; realmente o Forum tem me auxiliado bastante)

Agradeço tb sua atençao e com certeza irei olhar a resposta que indicou.

Simone
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 11:05

Minha pergunta para Luiz Jose:

Ref. ao Inventário Periódico.
Eu sempre aprendi a calcular o cmv desta maneira, só que encontrava matérias sempre se referindo ao outro método. Achei que eu estava fazendo errado. Então esse método de Inventário Periódico é mesmo aceito pela legislação, posso fazer desta maneira mesmo?

Obrigada.

MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

há 14 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 09:42

bom dia

preciso apurar um estoque urgente um contador me deu a ideia de fazer por inversao, me falou que é para eu pegar estoque 31/12/2009 + compras - vendas para saber o resultado 31/12/2010 ele so me falou algo que nao estou entendendo falou par eu usar o IVA 18, somos um supermercado alguem sabe me flar sobre isso ou ele se confudiu na hora de me orientar elo que sei IVA só usa na parte fiscal e nao para apurar estoque.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 14 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 21:20

Boa noite, Marcia Helena Batista

preciso apurar um estoque urgente um contador me deu a ideia de fazer por inversao, me falou que é para eu pegar estoque 31/12/2009 + compras - vendas para saber o resultado 31/12/2010 ele so me falou algo que nao estou entendendo falou par eu usar o IVA 18, somos um supermercado alguem sabe me flar sobre isso ou ele se confudiu na hora de me orientar elo que sei IVA só usa na parte fiscal e nao para apurar estoque.

Abstenho-me de tecer comentários sobre a opinião do contador que lhe ofereceu uma saída deste tipo porque um artifício desta natureza não tem fundamentos científicos, é repudiado pela classe contábil e nem é aceito pelos preceitos legais.

De fato o IVA não passa de um cálculo de cunho tributário, e o único método lógico para se apurar um estoque é o mais simples de todos: fazer um levantamento físico (contagem) de todos os produtos estocados e lhes atribuir custos conforme o controle interno:

Custo específico;
Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS ou FIFO);
Média Ponderada Móvel (MPM);
Último que entra, primeiro que sai (UEPS ou LIFO).

No entanto, o método UEPS não é aceito pela legislação brasileira e é desaconselhado pelos conceitos contábeis porque ele gravemente vicia os valores das demonstrações as distorcendo erroneamente.

Portanto, após ter planilhado o valor das mercadorias em estoque, como se deduz que o seu controle de custos não é permanente, basta aplicar a formula:

CMV = EI + C - EF

Conclusão: O valor de estoque não pode e nem deve ser arbitrado com base em "fórmulas mágicas", e sim, somente apurado com base no levantamento físico dos produtos.

Boa sorte

Nota:
Talvez alguma resposta tenha demorado tantos dias porque a expressão "urgente" não é bem aceita entre os participantes dos debates, pois por aqui as idéias, soluções, sugestões e conclusões são oferecidas de modo voluntário e gratuito, ao passo em que quando algum problema realmente clamar por celeridade em sua solução, geralmente a consultoria particular (e também remunerada) seria o meio mais adequado a tanto.

Prof. Ricardo
Contador
Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 18:07

Prezados,

Como nosso amigo Ricardo C. Gimenez falou, o metodo aceito é o MPM (Média Ponderada Móvel).
Já vi utilizarem porcentagem em cima das compras ou foi das vendas

Exemplo;
Compras: 80.000,00
Vendas: 120.000,00

CMV = 80.000,00 * 70% = 56.000,00
ou
CMV = 120.000,00 * 70% = 84.000,00

Lucro;
Receitas 120.000,00 - CMV 56000,00 ou 84.000,00 = 64.000,00 ou 36.000,00, isso é correto de se fazer?

Abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 15:25

Boa tarde, Franklin

Permita-me observar que para sua opinião, em termos contábeis, há ressalvas, muitas ressalvas, pois cálculos desta maneira são da área de Administração Financeira e Orçamentária Empresarial que valem para as projeções de caixa, para pautar dados futuros com base em fatos atuais.

Tratando-se de custo de mercadorias vendidas, fatos já incorridos cujo valor pode ser apurado, com certeza absoluta e de acordo com a metodologia de cálculo adotada, é certo que a apuração deste custo dependerá em primeiro plano do levantamento físico dos produtos em estoque.

Enfim, conclui-se que se o CMV for apurado com base nas contas que você apresentou, tal apuração estará em cheio sendo do tipo UEPS, o que é desaconselhável.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Renatha

Renatha

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:56

Olá Boa Tarde!
Temos uma empresa que começou a vender este ano, portanto não temos controle de estoque permanente... Como devo proceder nos lançamentos contábeis referentes ao estoque inicial e ao final no controle de inventário periódico?

Desde já agradeço a atenção.

Renatha.

Att.

Renatha Prata
Assistente Contábil
Aimorés - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade