x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 108.643

Apuração do Estoque

ARIMAR MENEZES

Arimar Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2008 | 10:08

Caros colegas,

Bom dia,

Estou fazendo o fechamento do Balanço de uma Madeireira (Indústria), e gostaria de saber a forma correta de apurar e contabilizar o estoque, gostaria de saber passo a passo, sobre matéria prima, material de acondicionamento, produtos acabados e por fim produtos pra revenda,

grato,

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2008 | 10:22

Bom dia Arimar.

Veja esta materia sobre o assunto, restando dúvidas retorne.

1) INTRODUÇÃO
2) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
1º) INVENTÁRIO PERIÓDICO
2º) INVENTÁRIO PERMANENTE

1) INTRODUÇÃO
O resultado bruto com mercadorias é a diferença entre o total das Receitas obtidas pelas vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta não leva em consideração as demais despesas da empresa.
O conhecimento desse resultado é de grande importância para as empresas comerciais que trabalham com Compra e Venda de Mercadorias.

RECEITAS DE VENDAS
(-) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
(=) RESULTADO BRUTO COM MERCADORIAS

2) CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
Para apurarmos o custo das mercadorias vendidas existem, basicamente, dois métodos:

1º) INVENTÁRIO PERIÓDICO
É quando efetuamos as vendas sem um controle auxiliar e concomitante do Estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas. Quando necessitamos apurá-lo procedemos a um levantamento físico, e a avaliação do estoque final é feita pelo valor das últimas compras do Estoque de Mercadorias existentes naquela data; após o cálculo do estoque final, apurar a diferença entre o total das Mercadorias Disponíveis para a venda durante o período e esse Estoque Final (apurado extra-contabilmente) obtendo assim o Custo das Mercadorias Vendidas nesse período.

RESUMINDO:

CMV = EI + (CO - DC) - EF

CMV: CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS
EI: ESTOQUE INICIAL DO PERÍODO
CO: COMPRAS DO PERÍODO
DC: DEVOLUÇÃO DE COMPRA DO PERÍODO
EF: ESTOQUE FINAL APURADO EXTRA-CONTABILMENTE

Exemplo:
Vamos admitir que na contagem física de determinada espécie de mercadoria ou matéria-prima foram encontradas 200 unidades; na última compra desse bem, efetuada antes do encerramento do período de apuração do resultado, foram adquiridas 120 unidades, ao custo unitário de R$ 500,00, e na compra imediatamente anterior foram adquiridas 150 unidades ao custo unitário de R$ 400,00 (em ambos os casos, já excluídos os impostos recuperáveis - IPI e/ou ICMS).
Neste caso, as 200 unidades inventariadas avaliam-se da seguinte forma:

120 unid.(total última compra) a 500,00 ................R$ 60.000,00
80 unid. (parte da penúltima compra) a 400,00.......R$ 32.000,00
200 unidades......................................................R$ 92.000,00

Caso as duas últimas aquisições houvessem somado uma quantidade inferior à inventariada, teríamos que nos reportar, sucessivamente e pela ordem, às compras imediatamente anteriores tomando por base sempre o custo da aquisição (excluídos os impostos recuperáveis).
O custo das mercadorias vendidas ou das matérias-primas empregadas será obtido por meio da seguinte operação:

EI + CP - EF (Estoque Inicial, mais Compras do Período, menos Estoques Final) = CMV

Exemplo:
Estoque inicial....................................................R$ 100.000,00
(+) Compras do período .........R$ 250.000,00
(-) Devolução de compras.........R$ 20.000,00........R$ 230.000,00
Soma................................................................R$ 330.000,00
(-)Estoque Final.................................................(R$ 92.000,00)
(=)Custo das Mercadorias Vendidas......................R$ 238.000,00

EMPRESA INDUSTRIAL
O CPV é calculado utilizando-se o método chamado "CUSTEIO POR ABSORÇÃO".
Se a empresa industrial não mantiver sistema de contabilidade de custo o Estoque Final será avaliado utilizando-se os seguintes critérios:

PRODUTOS ACABADOS: Os produtos acabados serão avaliados em 70% do maior preço de venda verificado no período-base, sem a inclusão do IPI, quando for o caso.

Exemplo:
Vamos supor que na contagem física sejam encontradas 200 unidades de determinado produto, cujo maior preço unitário de venda no período-base tenha sido de R$ 5.000,00 por unidade (sem IPI).

Então:
Valor unitário atribuído ao produto:
70% de R$ 5.000,00...........................................R$ 3.500,00
Quantidade inventariada.......................................200 unidades
Valor do Estoque: 200 x R$ 3.500,00....................R$ 700.000,00

PRODUTOS EM ELABORAÇÃO: Os materiais que se encontrarem em processamento no setor de produção (produtos em elaboração), na data de encerramento do período-base, deverão ser avaliados por um dos seguintes critérios de arbitramento:
a) uma vez e meia o maior custo de aquisição das matérias-primas, verificado no período-base (excluídos o IPI e o ICMS, quando recuperáveis); ou
b) 80% do valor-base para avaliação dos produtos acabados, determinado de acordo com o critério exposto no subitem anterior.

2º) INVENTÁRIO PERMANENTE
É quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo Custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as Mercadorias que estiverem a disposição para serem vendidas, isto é, esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas e as que estão a disposição para ser vendidas. Neste método apuramos o CMV para cada operação de venda, de modo que o somatório dos custos das várias vendas efetuadas será o CMV total do período.
A avaliação do CMV, nos casos do sistema de inventário permanente é feito por um dos seguintes métodos:

A) MÉDIA PONDERADA: Neste método calcula-se o custo médio da mercadoria em estoque e utiliza-se este custo médio para baixar a mercadoria vendida.
B) PEPS ou FIFO: ( primeiro que entra é o primeiro que sai): Por esta metodologia o custo da mercadoria vendida será computado sempre com base no valor do custo das compras mais antigas dos estoques.
C) UEPS ou LIFO: ( último que entra é o primeiro que sai): Este caso é o inverso do PEPS, ou seja, o custo da mercadoria vendida será calculado sempre com base nas mercadorias que foram compradas por último (método não aceito pelo Fisco).

Lançamentos contábeis

COMPRA de MERCADORIAS
Compra à prazo de mercadorias para revenda, por
R$ 10.000,00com ICMS incluso de R$ 1.700,00.

D- Estoque (AC) ou Compras (AC)...............................8.300,00
D- ICMS a recuperar.................................................. 1.700,00
C- Fornecedores (PC)................................................10.000,00

VENDA de MERCADORIAS
Venda a prazo de mercadorias por R$ 20.000,00, com ICMS de R$ 3.400,00.

D- Clientes (AC).......................................................20.000,00
C- Receita de Bruta (CR)...........................................20.000,00

D- ICMS s/ vendas (CR)..............................................3.400,00
C- ICMS a recolher (PC).............................................3.400,00

Baixa do estoque:
Quando a empresa mantém Registro Permanente de Estoques.

D- CMV (CR)..............................................................5.000,00
C- Estoque (AC)........................................................ 5.000,00

Quando a empresa não mantém Registro Permanente de Estoques e efetua o registro somente no final do período.

D= CMV (CR)
C= Estoque (AC) "valor do estoque inicial"

D= CMV (CR)
C= Compras (AC)

D= Estoque (AC) "valor do estoque final, calculado com base nas últimas compras"
C= CMV (CR)

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Adaiane Catapan

Adaiane Catapan

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 11:28

Somos Madereira se tenho um produto com valor no inventário de 2008 R$ 250,00 un, e em 2009 vendi todo esse estoque e adquiri mais com o custo de R$ 150,00 un, posso alterar o valor no inventário em 2009. Pois vendi aquela produção que tinha um custo maior e comprei mais com preço menor, certo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2010 | 19:12

Boa tarde Adaiane,

Se todo estoque anterior foi vendido, seu raciocinio está correto e irretocável, pois o custo médio será idêntico ao da aquisição.

...

ELIAS CRUZ DA PENA

Elias Cruz da Pena

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 10:24

Bom dia à todos.

Complementando o assunto, boa parte das minhas dúvidas foram sanadas, mas ainda tenho algumas:

Caso a empresa compre mercadorias (peças para computadores) para a prestação de serviços, essas mercadorias vão entrar em Estoque ou elas vão para uma conta de Despesa Ex: Compra de mercadorias ?
Caso essas mercadorias sejam contabilizadas como Estoque, como é feita a sua baixa?

Att.

Elias Cruz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 14:25

Boa tarde, Elias

Todas as compras efetuadas a título de aplicação na prestação de serviços devem fazer parte do grupo de "Custos dos Serviços Prestados", salvo se as compras forem volumosas, então as compras seriam alocadas para o Ativo Circulante, no grupo de "Almoxarifado" ou alguma outra agrupação congênere.

Por exemplo, se a sua empresa comprou algumas peças que seriam utilizadas exclusivamente em um certo serviço de reparo, o lançamento poderia ser:

D) Peças de Manutenção Aplicadas (CR - CSP)
C) Caixa ou Bancos ou Fornecedores

Dando continuidade ao exemplo, supondo que a empresa tenha comprado uma quantidade razoável de material para ser utilizado conforme forem chegando os serviços, conclui-se que estas peças então ficariam em "estoque" (para futura prestação de serviços, e não para comercialização); deste modo, os lançamentos seriam os seguintes:

1 - No recebimento das peças:
D) Peças de Manutenção (AC)
C) Caixa ou Bancos ou Fornecedores

2 - Na utilização gradual das peças, ao ser encaminhada do depósito para a banca de trabalho:
D) Peças de Manutenção Aplicadas (CR - CSP)
C) Peças de Manutenção (AC)

Finalizando, é importante citar que este exemplo generalizado é aplicável comumente em fatos de "Custos dos Serviços Prestados", sendo que a apuração do "Custo das Mercadorias Vendidas", objeto de comércio, deve seguir algumas regras específicas, sempre de acordo com o sistema de controle de estoques: permanente ou temporário.

Legendas:
CR: Contas de Resultado
CSP: Custo dos Seriços Prestados
AC: Ativo Circulante

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
ELIAS CRUZ DA PENA

Elias Cruz da Pena

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 11:38

Grato pela explicação, Ricardo.

Minha outra dúvida é:

Uma empresa, no exercício de 2009 foi comprando peças para a prestação de serviços, porém a pessoa que era responsável pelo contábil na época, não deu baixa nas saídas de peças que foram sendo utilizadas no decorrer do ano para a prestação do serviço, ou seja, o "estoque" veio aumentando ao longo do ano e essa empresa não tem nenhum tipo de controle de "estoque". Minha pergunta é: Nesse caso, como é feita a apuração do estoque no final de 2009?

Elias Cruz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 12:44

Boa tarde, Elias

Se a empresa emitia notas de peças conjugada com a nota de serviços, basta analisar todas as notas fiscais emitidas em 2009; caso a empresa apenas emitia as notas de serviços com o preço das peças embutidos, uma boa solução seria consultar as ordens de serviços que serviram de base para as notas emitidas.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Simone

Simone

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 14:52

Boa tarde a todos os colegas,

Analisando a resposta do colega Elias, me surgiu uma duvida que acredito ser resolvida facilmente, mas que, no momento, nao me vem à cabeça a referida resposta (é normal, acredito eu, dar um branco em determinadas horas em todos nos), por isso, peço que me esclareçam:

Como irei laçar os o estoque final inventariado?

Abraços a tds.

Simone
Simone

Simone

há 16 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 15:33

Obrigada Weslington pela resposta, mas nao era bem isso que estava perguntando. De qlqr forma eu agradeço a atençao e digo-lhe que ja encontrei a resposta que estava procurando.

At+

Simone
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 15:57

Simone:

Obrigada Weslington pela resposta, mas nao era bem isso que estava perguntando. De qlqr forma eu agradeço a atençao e digo-lhe que ja encontrei a resposta que estava procurando

Embora você tenha admitido que já encontrou resposta, presume-se que se não obteve as informações de uma fonte externa, certamente lembrou-se de efetuar uma pesquisa nos arquivos do Fórum, pois assunto deste tipo já está plenamente esclarecido.

Apesar de tudo, com créditos a Saulo Heusi sugiro-lhe a resposta dele postada em 01/04/2007: clique aqui.

Na certeza de que você cultivará o hábito de pesquisar antes de perguntar, agradeço pela atenção dispensada

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Simone

Simone

há 16 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 16:02

Boa tarde Ricardo, eu ja tinha pesquisado bastante no forum e realmente tinha encontrado a resposta, mas ocorreu-me um lapso de memoria (nd grave é claro) somente deu um branco e me esqueci do lançamento (é
que fiquei um pouco confusa depois de ler tantas respostas; realmente o Forum tem me auxiliado bastante)

Agradeço tb sua atençao e com certeza irei olhar a resposta que indicou.

Simone
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 11:05

Minha pergunta para Luiz Jose:

Ref. ao Inventário Periódico.
Eu sempre aprendi a calcular o cmv desta maneira, só que encontrava matérias sempre se referindo ao outro método. Achei que eu estava fazendo errado. Então esse método de Inventário Periódico é mesmo aceito pela legislação, posso fazer desta maneira mesmo?

Obrigada.

MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

há 15 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 09:42

bom dia

preciso apurar um estoque urgente um contador me deu a ideia de fazer por inversao, me falou que é para eu pegar estoque 31/12/2009 + compras - vendas para saber o resultado 31/12/2010 ele so me falou algo que nao estou entendendo falou par eu usar o IVA 18, somos um supermercado alguem sabe me flar sobre isso ou ele se confudiu na hora de me orientar elo que sei IVA só usa na parte fiscal e nao para apurar estoque.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 21:20

Boa noite, Marcia Helena Batista

preciso apurar um estoque urgente um contador me deu a ideia de fazer por inversao, me falou que é para eu pegar estoque 31/12/2009 + compras - vendas para saber o resultado 31/12/2010 ele so me falou algo que nao estou entendendo falou par eu usar o IVA 18, somos um supermercado alguem sabe me flar sobre isso ou ele se confudiu na hora de me orientar elo que sei IVA só usa na parte fiscal e nao para apurar estoque.

Abstenho-me de tecer comentários sobre a opinião do contador que lhe ofereceu uma saída deste tipo porque um artifício desta natureza não tem fundamentos científicos, é repudiado pela classe contábil e nem é aceito pelos preceitos legais.

De fato o IVA não passa de um cálculo de cunho tributário, e o único método lógico para se apurar um estoque é o mais simples de todos: fazer um levantamento físico (contagem) de todos os produtos estocados e lhes atribuir custos conforme o controle interno:

Custo específico;
Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS ou FIFO);
Média Ponderada Móvel (MPM);
Último que entra, primeiro que sai (UEPS ou LIFO).

No entanto, o método UEPS não é aceito pela legislação brasileira e é desaconselhado pelos conceitos contábeis porque ele gravemente vicia os valores das demonstrações as distorcendo erroneamente.

Portanto, após ter planilhado o valor das mercadorias em estoque, como se deduz que o seu controle de custos não é permanente, basta aplicar a formula:

CMV = EI + C - EF

Conclusão: O valor de estoque não pode e nem deve ser arbitrado com base em "fórmulas mágicas", e sim, somente apurado com base no levantamento físico dos produtos.

Boa sorte

Nota:
Talvez alguma resposta tenha demorado tantos dias porque a expressão "urgente" não é bem aceita entre os participantes dos debates, pois por aqui as idéias, soluções, sugestões e conclusões são oferecidas de modo voluntário e gratuito, ao passo em que quando algum problema realmente clamar por celeridade em sua solução, geralmente a consultoria particular (e também remunerada) seria o meio mais adequado a tanto.

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 18:07

Prezados,

Como nosso amigo Ricardo C. Gimenez falou, o metodo aceito é o MPM (Média Ponderada Móvel).
Já vi utilizarem porcentagem em cima das compras ou foi das vendas

Exemplo;
Compras: 80.000,00
Vendas: 120.000,00

CMV = 80.000,00 * 70% = 56.000,00
ou
CMV = 120.000,00 * 70% = 84.000,00

Lucro;
Receitas 120.000,00 - CMV 56000,00 ou 84.000,00 = 64.000,00 ou 36.000,00, isso é correto de se fazer?

Abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 15:25

Boa tarde, Franklin

Permita-me observar que para sua opinião, em termos contábeis, há ressalvas, muitas ressalvas, pois cálculos desta maneira são da área de Administração Financeira e Orçamentária Empresarial que valem para as projeções de caixa, para pautar dados futuros com base em fatos atuais.

Tratando-se de custo de mercadorias vendidas, fatos já incorridos cujo valor pode ser apurado, com certeza absoluta e de acordo com a metodologia de cálculo adotada, é certo que a apuração deste custo dependerá em primeiro plano do levantamento físico dos produtos em estoque.

Enfim, conclui-se que se o CMV for apurado com base nas contas que você apresentou, tal apuração estará em cheio sendo do tipo UEPS, o que é desaconselhável.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Renatha

Renatha

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:56

Olá Boa Tarde!
Temos uma empresa que começou a vender este ano, portanto não temos controle de estoque permanente... Como devo proceder nos lançamentos contábeis referentes ao estoque inicial e ao final no controle de inventário periódico?

Desde já agradeço a atenção.

Renatha.

Att.

Renatha Prata
Assistente Contábil
Aimorés - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade