x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 35

acessos 80.878

Depreciação de Bem Usado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 20:20
HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 16:41

Boa Tarde a todos

Em julho de 2008 foi adquirido um veiculo tipo varredeira ano/mod.2002, o qual o mesmo já estava totalmente depreciado. (vlr. aquisição 183.000,00)
Em 11/2009 o mesmo foi vendido por 250.000,00, estou fazendo os seguintes lançamentos:
D-depreciação acumulada(Redutora do Ativo)...183.000,00
C-veiculos (AI)
pela receita:
D-caixa ou bco (AC)....250.000,00
C-Alienção Ativo Premanente (receitas não operacionais)
pela baixa do veiculo
D-Bens Ativo (despesas não operacioansi)...250.000,00
C-Veiculo (AI)

Estão corretos estes meus lançamentos?
Desde já agradeço a atenção

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 13 fevereiro 2010 | 18:32

Boa tarde Helena,

Vamos analisar seus registros:

1º Lançamento
D - Depreciação Acumulada (ANC)
C - Veiculos (ANC) - 183.000,00

Lançamento correto porque:

- ao debitar a conta "Depreciação Acumulada" que tem natureza credora, você está dando baixa da depreciação do veiculo em questão.

- ao creditar a conta "Veículos" pelo valor total de aquisição, também está dando baixa do veículo no grupo "Atiivo Imobilizado"

2º Lançamento
D - Caixa (AC)
C - Alienação de Ativo Permanente (RNO) - 250.000,00

Lançamento correto porque:

- ao debitar a conta "Caixa" está aumentando seu saldo pelo recebimento do valor da alienação do veículo,

- ao creditar a conta "Alienação Bens do Ativo Permanente" (corrija o nome da conta) está registrando o valor da alienação do veiculo como Receitas não Operacionais. Neste caso, está registrando o ganho de Capital.

3º Lançamento
D - Bens Ativo (DNO)
C - Veiculos (AI) - 250.000,00

Este lançamento é desnecessário porque nos anteriores você já registrou a baixa do veiculo e a depreciação acumulada, o recebimento e o lucro obtido na operação, logo:

- debitar a conta "Bens Ativo" em Despesas Não Operacionais, não está correto porque esta conta registra o custo de veiculo e ele (quando da venda) tem custo zero porque está totalmente depreciado,

- creditar a conta "Veiculos" no Ativo Imobilizado, não está correto porque você já deu baixa deste veiculo (nesta conta) quando efetivou o primeiro lançamento. Creditá-la agora, significa deixá-la com valor negativo.

Conclusão
Seus dois primeiros registros contábeis estão corretos e devem ser o únicos a ser efetivados. A empresa apurou um ganho de capital tributável no valor de R$ 250.000,00, pois o bem estava totalmente depreciado (custo zero).

Não imagine que ao detalhar meu raciocinio, minha intenção tenha sido outra que não a de apenas facilitar o entendimento e justificar a eiminação do terceiro e último lançamento.

...

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 09:17

Saulo,

Estive lendo todos seus post e fico admirado com o seu conhecimento, você está de parabéns.

1º Por gentileza, me faça um registro de bens com valores hipoteticos de bens que ainda restam a depreciar e foi vendido e houve ganho e outra com perda.

2º A contabilização da baixa do bem totalmente depreciado, que foi jogado no lixo por ter queimado ou qualquer outro sinistro.

Grato

LEILA AP. DE ANDRADE

Leila Ap. de Andrade

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 14:07

Meu cliente é optante pelo lucro presumido: comprou um veiculo usado (ano 2001), em 30/04/2010, por r$ 120.000,00, nao contabilizou despesas de depreciacao periodicamente, está vendendo o mesmo em outubro/2011, por r$ 130.000,00, devo considerar a depreciacao mesmo nao contabilizada, para calculo do ganho de capital ?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade