x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.069

Aquisição de Imobilizado

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 14:48

Boa tarde colegas.......Estou em uma duvida , temos um cliente que irá comprar um veículo em nome da Empresa pelo valor de R$35.000, dos quais R$22.000 serão dados como entrada (outro veículo usado) e o restante será financiado. Como posso contabilizar esta Entrada? Já que a empresa não possui caixa suficiente para este pagamento de Entrada. É se lançar o valor total R$35.000 parcelado?
Agradeço a ajuda desde já................

Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 21:44

Caro Julio Schiochet,

Como ninguém respondeu ao tópico, vou expor o meu ponto de vista. Se eu estiver errado, peço que por gentileza, algum colega me corrija ou acrescente algo ao tópico.

Ao meu ver, primeiro, você deveria apurar o valor do imobilizado que será dado como entrada. Ver o valor contábil líquido (valor contábil menos depreciação), e ver quanto a empresa (concessionária) irá pagar pelo carro, pois ao meu ver, estão ocorrendo duas vendas simultaneamente. Após apurar o valor contábil, veja se a venda gerará ganho ou uma perda de capital. Emita uma NF de venda contra valores a receber (nesse caso você debitará um direito e creditará o imobilizado, já considerando o ganho ou perda de capital na operação).

Quando a concessionária emitir a NF de venda do carro novo, contabilize o Veículo em ativo contra uma conta de passivo (observar curto e longo prazo) no valor de 35.000. Após isso, faça um lançamento dos R$ 22.000 contabilizado como direito, contra os R$ 35.000 a pagar.

Acredito que possa ser feito desta maneira.

Att,

Ralph Cler.

Accounting is my life...
Renan Lazaro Pereira

Renan Lazaro Pereira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 10:49

Bom Dia!

Contabilização:

D - Ativo Imobilizado (Veículos) - 35.000,00
C - Passivo Circulante ou Passivo não Circulante (Fornecedores) - 22.000,00
C - Passivo Circulante ou Passivo não Circulante (Financiamentos) - 13.000,00

Em Relação á esse procedimento, você deve dar a entrada no imobilizado sempre de acordo com seu custo de aquisição, independentemente do valor já depreciado deste bem. Pois seu reconhecimento deve ser de acordo com sua aquisição.
Em relação á vida útil desse bem, você deve contratar uma empresa especializada em Avaliação que vão definir a vida útil e o valor de atualizado do bem. Você pode também depreciar esses 35.000,00 de acordo com a tabela estabelecida pelo Imposto de Renda, sem necessariamente haver uma Avaliação.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade