x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.753

Documentos comprobatórios para a contabilidade

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 22:50

Boa noite a todos. Agradeço desde já a orientação.

Tenho o seguinte caso - A empresa , me traz todos os meses (está comigo a 03 meses) os documentos para que eu possa fazer a contabilidade ...Detalhe:
Agua , Luz , Telefone , contrato de aluguel , empréstimo em Banco , etc....(Nada em nome da empresa !) .

Ou seja ....estou orientando o clientes a mudar as titularidades das contas , assim como retificar o contrato de aluguel para PJ .....

A minha orientação está correta? Não posso contabilizar nada que não esteja em nome da empresa certo? Qual a maneira mais correta de proceder e orientar o cliente? De uma forma que o mesmo veja que é para o bem dele?

Grande Abraço!

Carina Dias.
Contabilidade
caapcomercial@hotmail.com
Gabriel Lisboa da Silva

Gabriel Lisboa da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 00:07

Prezada Carina,

Sua posição está corretíssima quanto a orientação.
Jamais esquecer o Princípio da Entidade.
A contabilidade dever ter plena distinção e separação entre pessoa jurídica e pessoa física. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com os de seus sócios. Com isso, a contabilidade registra somente fatos e atos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular dos sócios.

Atenciosamente,
Gabriel Lisboa da Silva
Graduando de Ciências Contábeis
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Rio Grande - RS
gablisboa94@gmail.com
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 07:50

Bom dia Gabriel ....Muito Obrigada por sua orientação! Continuarei com uma postura firme em relação a este assunto. E , vou explicar ao cliente a maneira correta de se trabalhar.

Um Grande Abraço!

Carina Dias.
Contabilidade
caapcomercial@hotmail.com
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 1 junho 2014 | 14:46

Luana, boa tarde.

Em relação ao aluguel e condomínio, sim, já que há contrato de locação com seu cliente, demonstrando ser despesas próprias deste.

Sobre a conta de telefone, em respeito ao Princípio da Entidade, solicite que transfira a titularidade para o nome da empresa, e até que isso não ocorra, deveria alicerçar-se com contrato de aluguel, comodato ou algo que valha.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
moderador.forumcontabeis@gmail.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: