x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.141

Exercício social

LARISSA

Larissa

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 23:30

DÚVIDAS: EXERCÍCIO SOCIAL

CAROS COLEGAS,

A Lei n.6.404/76, no art.175, define que o exercício social tem duração de um ano ou o que estiver definido pelos estatutos da empresa.
‘Art. 175. O exercício social terá duração de 1(um) ano e a data de término será fixada no estatuto.
Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.”

Sei que no Brasil o exercício social, geralmente, começa no dia 1 de janeiro e finda no dia 31/12.

EIS MINHA DÚVIDA: O que aconteceria com uma empresa que foi estabelecida (criada) no dia 1 do mês 5? O encerramento do seu balanço dá-se no dia 31/12? Ou no dia 31/04 do ano subsequente? Como ficam classificadas as contas de curto e longo prazo?
POR EXEMPLO: Adquiro mercadorias para revenda no valor de R$48,00 que será paga em 24 vezes. Como clássifico a conta fornecedores?
12 parcelas de $2 no passivo circulante e 12 parcelas no passivo não circulante OU 7 parcelas( que é o que falta para o encerramento do exercício, caso seja no dia 31/12) e 17 parcelas no passivo não circulante?

Desde já agradeço.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:22

Larissa,bom dia!

Sua resposta está exatamente no caput do Art.175 da Lei 6404/76.

O Exercício Social está previsto no Estatuto de cada Empresa.Normalmente,as empresas fixam de 01/01 a 31/12.

Os bancos,se não me engano,tem um exercício social diferenciado e padronizado pelo segmento.Se não estiver enganado encerram seus balanços anuais em junho.

(Vou checar minha própria informação,ou se eu estiver errado algum colega faça a retificação por mim).

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade