x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 12.361

Receita de Aluguel

Deise Schmidt

Deise Schmidt

Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 10:06

Bom dia a todos

Bom , vamos lá....esta será minha primeira pergunta neste portal!
-- Lanço a receita de aluguel todos os meses desta maneira:
D- Alugueis a receber (Ativo)
C- Receita não operacional
No pagamento
D- Caixa/Bco
C- Alugueis a receber

Acontece que agora o dono da empresa quer que eu lance o valor total do contrato, que é de 12 meses, tudo na provisão.
Pergunto, é correto eu lançar de uma só vez o valor total do contrato na provisão, ou como continuo fazendo , lançando mês a mês?

Desde já agradeço!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 10:32

olá! Os lançamentos acima estão corretos

imposto de renda retido na fonte - irrf
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/13109/irrf-aluguel/

www.contabeis.com.br

pode-se lançar os contratos de aluguéis nas contas de compensação, abaixo tem os link's de sites que vão lhe orientar.

sistema de compensação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_compensa%C3%A7%C3%A3o

contas de compensação - Registro de valores - Aspectos práticos:

https://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil&noticia=36342

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contascompens.htm

bom trabalho!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:03

Bom dia,Deise!

Você pode lançar sim o total do contrato de aluguel pelo total,sim.

Pelo Total do contrato de Aluguel
D= Alugueis a Receber (AC)
C= Contrato de Aluguel a Receber(PC)

Pelo Recebimento do Aluguel

D= Caixa ou Banco
C= Alugueis a Receber

Lançamento da Receita de Aluguel
D=Contrato de Aluguel
C= Receita Não Operacional
Pelo aluguel recebido no mês(1/12 do contrato).

Ou seja,quando você for emitir uma prestação de contas(ou balancete) vai mostrar exatamente o valor a receber futuramente.

Se o contrato estiver em vigor desde janeiro e você não quiser ajustar os lançamentos já feitos,basta lançar os meses seguintes,utilizando
no histórico... parcela 3/12,Parcela 4/12 e assim até o contrato se extinguir ou ser renovado.

Espero ter ajudado

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 15:37

olá, muito boa a explicação do colega acima; todavia só desejo lembrar de que não se usa mais as nomenclaturas de "receitas/despesas não operacionais" e sim "outras receitas/despesas operacionais".

bom trabalho a todos!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

há 11 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 16:38

Boa tarde,Telmo!

É oportuna sua intervenção a respeito da nomenclatura dos grupos de contas.
O que houve é que eu fiz a resposta ,de memória,sem me preocupar com a nomenclatura atual.Não consultei a nenhum plano de contas para fazer a explanação,daí a tendência da manutenção do antigo vocabulário contábil.Mas,a essência que eu quis levar para a orientação,foi apenas da parte técnica.
Minha despreocupação com a nomenclatura atual,certamente foi motivada,pelo fato dos atuais aplicativos de contabilidade já se apresentarem devidamente atualizados.Por muitas vezes,os jovens contabilistas fazem consultas a livros mais antigos e não encontram obviamente as novas nomenclaturas.
Mas,como coloquei no início deste texto,é oportuna sua observação.

Um grande abraço

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

há 11 anos Sábado | 22 março 2014 | 12:52

Bom dia,Telmo!

Não há motivo para se desculpar,você acrescentou ainda mais informação ao tópico,porque os mais jovens agora poderão fazer a distinção entre o conteúdo dos livros mais antigos(que eu considero tecnicamente melhores,pela importância dos seus autores Sergio de Iudicibus e seus grupo de professores colaboradores da USP,Hilário Franco,entre outros) e as publicações mais modernas,depois de 2007 principalmente.A Contabilidade é eterna e não dispensa as anterioridades da sua história.Você ampliou o debate,o que acho muito salutar e importante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade