x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.934

livros contabeis

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 13:31

boa tarde

estou com a seguinte duvida:
estou começando a imprimir os livros contabeis para registro, e tem algumas empresas que constituíram em julho por exemplo, e nao tiveram movimento, (sem serviços por exemplo), algumas nao tiveram o ano inteiro, eu devo imprimir mesmo assim??

aguardo

obrigado

Leandro R. Nunes
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 13:43

Boa tarde, Leandro!

Sim, entende-se já na abertura de uma empresa, os livros fiscais e legais necessários sempre devem ser gerados, para ficaram à disposição do fisco,
claro que, enquanto não houver nenhuma movimentação, ou nos períodos sem movimentação não há o que se falar em escrituração dos livros fiscais e legais.
Mas devem ser impressos e estar disponíveis, caso ocorra uma fiscalização.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 18:12

Boa noite,

Livros Fiscais:
Os que podem ser encadernados juntos, podem ser o de Entradas, Saídas e Apuração do ICMS, separados pelos termos de abertura e de encerramento dos respectivos livros. o Livro caixa e o livro de prestação de serviços devem ser encadernados separadamente. Assim vc terá 3 livros.
1- Entradas, Saídas e Apuração do ICMS
2- Livro Caixa
3- Livro de Prestação de Serviços

Obs: Verifique junto a Secretaria da Fazenda de São Paulo qual o limite máximo de páginas por livro, geralmente os Livros fiscais podem ter no máximo 500 Páginas.

Quantos aos livros Contabeis:
Não tem necessidade de encadernar o livro razão separado do livro diário, e muito menos obrigatoriedade para isso, excetuando quando os livros for com muitas paginas, o que dificultaria a encadernação e manuseio; 2)- A sequencia do livro diária é a seguinte: Termo de Abertura, Diário, Balancete(s), Balanço patrimonial, DRE, DLPA e demais demonstraçoes exigidas, inclusive agora as notas explicativas, depois o plano de contas, pode se encadernar também nesta ordem uma lista dos históricos, e por fim o termo de encerramento. Tudo isso numerado automaticamente e cronológicamente por processamento de dados. Alguns profissionais preferem encadernar a listagem dos históricos logo após o termo de encerramento. Depois vem o termo de abertura do razão, o razão e em seguida o termo de encerramento.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
RODOLFO GOMES

Rodolfo Gomes

Iniciante DIVISÃO 2 , Vendedor(a)
há 12 anos Sábado | 5 abril 2014 | 15:20

ola pessoal tenho uma pergunta que caiu em minha prova.
a empresa comercial difama ltda ,iniciou o mÊs de janeiro de 2000 com saldo em caixa 25.000,00 tendo estoque mercadorias no valor de 8.000,00. efetue os lanÇ. nos livros diÁrios e razÃo sabendo que durante o mÊs ocorreram as seguintes operaÇÕes, todas a vista:
05/01 compra de mercadoria no valor de 20.000,00
10/01 venda no valor de 12.000,00
12/01 venda no valor 10.000,00
18/01 compra de mercadorias no valor 10.000,00
25/01 venda no valor 7.000,00
31/01 a contagem fisica dos estoques existentes , tendo si constada a existÊncia de mercadorias no valor 15.000,00

alguem pode me ajudar ????? pra ver se fiz certo....desde ja muito grato

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies