Mari Miranda
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeOi, preciso do auxílio de vocês.
Trabalho em uma empresa que beneficia produto perecível, a política de mercado da minha região é a de "troca" ou seja, o comerciante adquire o produto, que pelas Normas do INMETRO tem prazo de 90 dias e findo esse prazo, a empresa troca a mercadoria por uma nova.
O movimento é o seguinte, os vendedores saem com 1000 kg do produto para venda, em sua rota de venda passam pelos clientes e há 30 kg do produto vencido. Eles fazem a troca pelo produto novo, sem emitir nova nota nem nenhuma ação fiscal, e o produto retorna para a empresa. Na empresa, o vendedor troca esses 30Kg por produto no prazo com o almoxarifado, não é realizada nenhuma alteração em estoque nem nada. O pessoal do almoxarife leva esses 30 kg pra indústria e troca esse produto por produto recém produzido e a industria o reprocessa na produção de produto similar de qualidade inferior.
Eu vejo que existe um procedimento que não está muito claro nessa transação toda, só não consigo identifica-lo contabilmente.
Esse produto que retorna, como eu o contabilizo? Devo dar entrada desse produto na indústria novamente?