x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.226

Mari Miranda

Mari Miranda

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:48

Oi, preciso do auxílio de vocês.
Trabalho em uma empresa que beneficia produto perecível, a política de mercado da minha região é a de "troca" ou seja, o comerciante adquire o produto, que pelas Normas do INMETRO tem prazo de 90 dias e findo esse prazo, a empresa troca a mercadoria por uma nova.
O movimento é o seguinte, os vendedores saem com 1000 kg do produto para venda, em sua rota de venda passam pelos clientes e há 30 kg do produto vencido. Eles fazem a troca pelo produto novo, sem emitir nova nota nem nenhuma ação fiscal, e o produto retorna para a empresa. Na empresa, o vendedor troca esses 30Kg por produto no prazo com o almoxarifado, não é realizada nenhuma alteração em estoque nem nada. O pessoal do almoxarife leva esses 30 kg pra indústria e troca esse produto por produto recém produzido e a industria o reprocessa na produção de produto similar de qualidade inferior.
Eu vejo que existe um procedimento que não está muito claro nessa transação toda, só não consigo identifica-lo contabilmente.
Esse produto que retorna, como eu o contabilizo? Devo dar entrada desse produto na indústria novamente?

Douglas  Falcão

Douglas Falcão

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:51

Há alteração de valor do Produto quando ele pega o novo produto??

Só haveria contabilização caso houvesse uma mudança de valor e haveria também mudança na posição estoque. Pelo que eu vejo parece que vocês anulam todos os valores.

Mari Miranda

Mari Miranda

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 15:37

Isso Douglas, não há qualquer tipo de alteração nem de valor, nem número de produtos.
Mas, como a distribuidora é uma empresa e a indústria outra,
esse produto que entra para reprocessamento na indústria, eu pelo menos vejo ele como matéria prima.
Logo, se não há movimentação contábil na troca interna (consumidor-vendedor-empresa), na transação seguinte
deve haver algo, pois eu troco "matéria-prima" por produto pronto (empresa-indústria).
Consegui me fazer entender?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 março 2014 | 08:51

Olá bom dia Mari!

Realmente é preciso entender melhor esta operação, pois a indústria e a distribuidora se forem empresas privadas, trabalham para ter lucro e com isso é preciso identificar em qual momento há operação comercial de compra e venda.

Creio que no primeiro momento deve haver esta operação comercial, e depois quando há estas "permutas" deve haver emissão de nota fiscal, só tem que estudar melhor para definir se serão notas de remessas e retornos ou se forem tributadas de compra e venda.

Perceba que na permuta, se emite notas de vendas de sucata e do produto novo e com isso os pagamentos se anulam.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade