x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 93.914

Estoque por Inventário Permanente e Periódico!

ALAN CASSIO CESARIO MARINHO

Alan Cassio Cesario Marinho

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 16 fevereiro 2008 | 19:14

Venho me reportar aos amigos do fórum para me ajudar em um assunto que ainda tenho dificuldades:

Em relação aos critérios de avaliação de estoque permante e periódico, alguém poderia exemplificar com lançamentos contábeis de compras e vendas de mercadorias a diferença na utilização dos dois critérios (Permanete e Periódico)? Minha dúvida principal é na contabilização dos dois métodos. Se possível ressaltando nos dois pontos, compra e venda, os créditos e débitos do IPI e ICMS!

Desde já o meu muito obrigado a todos os colegas!

Alan Marinho.

"A Maior Prova Da Falta de Sabedoria é Achar Que Não Temos Mais o Que Aprender!"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Domingo | 17 fevereiro 2008 | 09:19

Alan

Em termo de resultado final não há diferença entre um ou outro.

Inventário periódico: é feito a cada período, por exemplo a cada mês, a cada trimestre, a cada 4 mês, etc...;

Inventário Permanente: é feito a cada movimentação do estoque.

Acesse o link abaixo que voce irá encontrar um esquema completo.
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0009&ast=0170

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

Visitante não registrado

há 17 anos Domingo | 17 fevereiro 2008 | 10:39

Olá Alan , bem o inventário periódico pode ser efetuado da seguinte forma:
Contas mercadorias mistas ou Contas mercadorias desdobradas.
Na primeira todos os lançamentos de devoluções abatimentos etc...serão todos lançados na conta mercadoria sendo pouquíssima usada por fazer "uma salada de fruta" afinal tudo fica em uma única conta (MERCADORIAS) . Ja na segunda opção que é usualmente a melhor as contas são "desdobradas" ou seja vc ira usar -compras vendas e deixar a conta mercadorias apenas com o estoque inicial e no fechamento apenas colocara o estoque final. Compras e vendas serão feitas em contas própias como dito.

Por exemplo no inventário periódico:
-Compra de 1000,00 mercadorias
compra 1000 D
Fornecedores 1000C
-devolução de compras 100,00
fornecedores100 D
Devoluções compras 100 C
Assim como impostos sera contabilizado o fechamento das compras e abatimentos e devoluções SOBRE COMPRAS na CMV.
E as devoluções de vendas abatimentos SOBRE VENDAS na ARE.
Vc fara a contagem física para saber o valor do estoque final para calcular a CVM.

Ja no caso de inventário permanente é diferente vc tem que fazer a contagem permanente dos estoques para isso vc pode utilizar ferramentas como PEPS, UEPS, Média Ponderada ...
No caso citado acima ficaria assim:

-Compra de 1000,00 em merc:
mercadorias : 1000, D
Fornecedores : 1000 C
-devolução de compras 100,00
Fornecedores 100,00D
devolução de compras 100,00 C
Pra fechar :
Devolução de compras 100,00 D
Mercadorias100 C

Lembre-se a CMV ja esta calculada na ficha de controle dos estoques , que ficaria ex do PEPS: Havendo uma venda de 200,00

Entradas
10 -100-100
(1-10-100)

saidas
2-100-200

Saldo
10 -100-100
9-10-90
7-100-700

CMV : 200

Procure pesquisar sobre controle de estoques por PEPS , UEPS e MP. pois aqui nao consegui formular as colunas da maneira adequada para seu entendimento.

Caso vc não tenha a ficha de controle de estoques tera que PERMANENTEMENTE fazer assim:
Venda de 100,00 de mercadorias sendo que custou 50.
Caixa 100D
Receita com vendas 100 C
E
CMV:50D
Mercadorias 50C
Abraços espero te-lo ajudado!

Visitante não registrado

há 17 anos Domingo | 17 fevereiro 2008 | 20:14

Eu ACHO que vc esta enganado , todos os sites dizem que i IR apenas não permite o UEPS , pois uma empresa pode fazer uma compra grande e diminuir com isso o lucro liquido:
Veja o que diz por exemplo neste site:
www.administradores.com.br

"Voltá-se a dizer que o único método que não é aceito pela legislação Brasileira do Imposto de Renda é o UEPS, por distorcer completamente os resultados apresentando custo maior, lucro menor e estoque final diverso da realidade".
E assim consta em outros diversos sites como: www.unipan.br

pelo quem sei o PEPS é considerado legal pela legislação vigente.
Abraços!!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 08:10

Alan, verifique no link a seguir avaliação de estoque, creio que irá te ajudar a entender de forma clara e objetiva, procure sempre pesquisar no banco de dados do forum há muita informação.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ALAN CASSIO CESARIO MARINHO

Alan Cassio Cesario Marinho

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 09:31

Olá Cláudio, obrigado pelo material, mas quando eu tento abri-lo, abre todo desconfigurado. Meu Pacote Office é o 2003, será que você não tem esse arquivo em excel não? No word não está abrindo.

Abraço!

Alan Marinho.

"A Maior Prova Da Falta de Sabedoria é Achar Que Não Temos Mais o Que Aprender!"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 12:50

De Fato

O fundamento deve ser feito em função da lei.

RIR/99
Art. 295. O valor dos bens existentes no encerramento do período de apuração poderá ser o custo médio ou o dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente, admitida, ainda, a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 2º, Lei nº 7.959, de 21 de dezembro de 1989, art. 2º, e Lei nº 8.541, de 1992, art. 55).

CITADO pelo imposto de renda ABRE ASPA

"ou o dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente"

CITADO POR MIM
Não deixa de ser o PEPS, mas em momento algum o RIR fala do sistema.

RIR - REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA
(Decreto Lei nº 3.000, de 26 de março de 1999)

ERRANDO DISCITUR.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

Visitante não registrado

há 17 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 16:48

Volto a dizer você esta enganado, todos os sites e livros dizem que PODE ser adotado tanto o PEPS quanto a Média P no que tange a Lei.
Você mesmo citou um site do Julio Battisti , se você ler melhor verá , la diz o seguinte :
www.juliobattisti.com.br

"...Vamos agora comparar o Imposto de Renda:
De acordo com o método do PEPS tivemos um Imposto de Renda de R$ 615,00.
De acordo com o método do UEPS tivemos um Imposto de Renda de R$ 588,00.
E de acordo com método do Custo Médio tivemos um Imposto de Renda de R$ 602,53.
Vejam que como o imposto de renda, é um percentual sobre o lucro do exercício, se o lucro pelo método do PEPS foi maior, o imposto de renda de acordo com a contabilização por esse método será maior.
O detalhe é que o Imposto de Renda pelo UEPS é o menor.
E que é por esse motivo que o governo não aceita que seja utilizado esse critério para avaliação de estoques..."

A UEPS não pode pois O ÚNICO (dos citados) método que não é aceito pela legislação Brasileira do Imposto de Renda é o UEPS, por distorcer completamente os resultados apresentando custo maior, lucro menor e estoque final diverso da realidade.

Porém segue o artigo que prova tal fato:

Parecer Normativo CST nº 127/75 (dou de 24.10.75)
4.3.1 - Com relação às técnicas usualmente utilizadas para a apuração do preço registrável no livro de inventário, é de observar o tradicional entendimento da Administração Fiscal no sentido de NÃO ADMITIR, para os efeitos fiscais, o UEPS - último a entrar, primeiro a sair, tradução do termo da língua inglesa "LIFO - Last in, first out", especialmente hoje, quando essa técnica se revela incoerente com o cálculo da Manutenção do Capital de Giro Próprio, que já corrige os efeitos da inflação sobre o ativo realizável das empresas. Por exclusão, são aceitos, entre outros, a baseada nos "Custos Médios" (periódico ou permanente), o PEPS - primeiro a entrar, primeiro a sair (periódico ou permanente), observando-se, entretanto, em qualquer caso, que se deve tomar por base sempre o valor constante do inventário relativo ao inicio do exercício social como ponto de partida para aplicação da técnica adotada.

Margarida Nascimento de Menezes

Margarida Nascimento de Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 22:56

Boa noite!

Caros colegas, gostaria de elogiar o trabalho de vcs nesse fórum, realmente é de muita valia! Desde que me cadastrei já sanei muitas duvidas que tinha, leio muito todas as respostas disponibilizadas, o caro colega Saulo é um profissional de altíssimo gabarito. Bem vamos lá... agradeço desde já a todos os colegas que possam colaborar comigo.
Auxilio a contabilidade de uma industria tributada pelo Lucro real anual e o estoque é avaliado pelo método periódico.
a duvida é o seguinte: Na aquisição da matéria-prima o lançamento é feito direto no custo Aquisição de MP e não no AC na conta de estoque, para dar baixa no estoque é feito o seguinte lançamento: Debito cmv e Credito de estoque inicial apurado o estoque final Debito de estoque final credito de cmv esses lançamentos estão corretos?
Grata pela colaboração.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2008 | 07:59

Bom dia Margarida, confira aqui alguns comentários tecidos a cerca de apuração de estoque cmv etc confira aqui veja aqui, creio que ajudará em muito, na oportunidade, nunca deixe de pesquisar no banco de dados do Forum, há muita informação, inclusive sobre sua dúvida há farto material e aproveitando o ensejo, clique aqui e faça uma cópia do material disponibilizado.

Bons estudos e muito obrigado por utilizar o forum

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade