x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.435

Distribuição de Lucros

Graziela Almeida

Graziela Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 13:50

Boa tarde!

Fiz uma pesquisa aqui no fórum e em outros sites e não obtive a resposta para minha dúvida, tenho uma empresa SN com lucros acumulados e lucros do exercício vindos do contador anterior, contudo, os sócios fazem as distribuição disfarçada de lucros, mas não há saldos na conta lucros a distribuir, posso transferir o saldo da conta Lucros Acumulados para fazer as tais distribuições disfarçadas entre os sócios? A contabilidade dessa distribuição como fica?

Por favor, caso alguém tenha uma fonte com mais detalhes de distribuições me indique.

Grata,

Graziela Almeida

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 19:06

olá, importante verificar se no contrato social da empresa se existe regras pré-definidas quanto as retiradas de pro-labores e quanto a destinação dos lucros auferidos pela empresa; caso não haja restrições, basta apenas transferir parte do saldo da conta "lucros acumulados" p/a cta. "lucros a distribuir", então as retiradas dos sócios devem ser debitadas na cta. "lucros a distribuir".

>> a distribuição disfarçada de lucros basicamente são aquelas retiradas indiretas de numerários, que o fisco entende por pro-labore indireto, que podem ser:
as despesas pessoais dos sócios pagos c/dinheiro da firma, por exemplo: água, luz, telefone da resistência do sócio, combustíveis, lubrificantes do uso particular do veículo do sócio, mensalidades escolares dos filhos, saques p/o cônjuge; logo todas essas despesas configuram como pagto. de pro-labores, sujeitos a tributação do inss (tanto a parte da empresa quanto ao do sócio) e desconto do imposto de renda quando os valores pagos excedem ao limite mensal da isenção.

bom trabalho!

Graziela Almeida

Graziela Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 15:25

Compreendi Telmo e agradeço seu auxilio, outra dúvida é sobre o lucro do exercício, no ano de 2012 foi apurado e está na conta de lucros do exercício, com o encerramento de 2013, eu também transfiro o saldo da conta Lucros do Exercício para os Acumulados e faço um lançamento com o valor de 2013?

Grata,

Graziela Almeida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade