x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.008

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 14:51

Joana,

Boa Tarde !!!

O balancete é dividido basicamente em três grupos : Ativo, Passivo e Resultado.

ATIVO

O Ativo demonstra os bens e direitos que a empresa possui.
- Caixa
- Bancos Conta Movimento e Fundos de Investimento
- Contas a receber
- Adiantamentos para futura prestação de contas
- Impostos a Recuperar.

PASSIVO

O Passivo demonstra as obrigações e o Patrimônio Líquido da empresa.
- Impostos, Taxas e Contribuições a recolher
- Fornecedores e contas a pagar
- Provisões para férias e 13° Salário dos empregados

RESULTADO

O grupo “Resultado” demonstra as receitas, despesas e custos da empresa
- RECEITAS
- CUSTO
- DESPESAS

Mais informações nesse site
www.contabilidaderj.com.br



Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 08:29

Bom dia,Joana!

Aproveitando a resposta da colega Samara,muito bem feita,vou complementar com o seguinte:

As Contas do Ativo possuem em sua regra geral ,natureza devedora.As exceções dessa regra são as chamadas contas redutoras do Ativo,onde as mais conhecidas são a conta de Créditos de Liquidação Duvidosa (também conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos) e as Contas de Depreciação Acumulada.Ou seja,dependendo do aplicativo de contabilidade essas contas podem,apresentar do lado direito do título delas:

1. Nenhum sinal matemático -Estaria com o saldo correto,segundo a sua natureza(sem considerar se o saldo está correto ou não).

2. A letra D ( saldo devedor)-Estaria também com o saldo correto,segundo sua natureza,(sem considerar se o valor saldo está correto ou não)

As Contas do Ativo,possuem em sua regra geral,natureza credora.

Fazendo a mesma analogia das contas do Ativo(acima):
1- Nenhum sinal matemático -Estaria com o saldo correto,segundo a sua natureza(sem considerar se o valor saldo está correto ou não)

2- A letra C(Saldo Credor)-Estaria com o saldo correto,segundo a sua natureza(sem considerar se o valor do saldo está correto ou não)

As Contas de Despesas e Custos também têm natureza devedora,com exceção das contas redutoras.

As Receitas possuem natureza credora,exceto as suas redutoras.

Obs: Contas do patrimonio Líquido:

Capital - Jamais poderá ter saldo devedor.

Resultados acumulados- Podem ser devedoras(em caso de prejuízos acumulados de exercícios anteriores) ou credora no caso de lucros de exercícios anteriores.

Espero ter ajudado,com essas considerações básicas que fiz.

Estou certo que outros colegas,acrescentarão sempre mais algo de interesse e prática.

Bom trabalho



juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 08:47

Bom dia Joana,

Basta atentar se as contas do ativo ( D ), passivo (C) e despesa (D) se estao em sua natureza exceto as redutoras e então pegue a receita menos a despesa + o passivo deve ser = ao ativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade