x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.861

Provisão de Contas Contábeis

Brandis

Brandis

Iniciante DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2008 | 09:29

Saudações a todos os colaboradores do fórum !!

Trabalho como programador, portanto, desculpem-me de erros de conceitos e procedimentos contábeis.
Procurei nos tópicos respondidos mas não encontrei nada muito claro sobre minha dúvida!!!

Tenho a seguinte dúvida:
- Posso efetuar o provisionamento de qualquer conta contábil, impostos, despesas, receitas ? Que irão gerar uma obrigação a pagar ou a receber ?
Vejam se meu processo está correto:
Ao criar uma conta contábil eu permitiria o usuário definir (no cadastro de conta contábil) se ela é um provisionamento ou não, se for, ao lançar no caixa essa conta contábil eu geraria um contas a pagar ou a receber dependendo do tipo da conta.
Esse contas a pagar ou a receber ao ser baixado o sistema faria a devolução da conta contábil do provisionamento e utilizaria o portador desejado para recebimento ou pagamento da devida provisão (caixa, banco, ...).
Outra dúvida que tenho é a respeito das contas contábeis, exemplo:
INSS A PAGAR
PAGAMENTO DE INSS
A primeira ela é considerada uma provisão ?

Desde já agradeço a atenção !

Visitante não registrado

há 17 anos Sábado | 5 abril 2008 | 20:59

Acredito na verdade que se tratando de provisão a conta correta seria : "contas à receber" afinal é um adiantamento do fato que ocorrerá.
Corrijam-me se estou errado. por favor.
Abração

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade