x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.185

Contabilização Encontro de contas

Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 10 anos Domingo | 30 março 2014 | 19:59

Olá grupo,

Gostaria da ajuda de vocês na seguinte situação: estou com parceria com um fornecedor onde o mesmo me presta serviços como Fornecedor de Material Especial como Empresa "X" e também me presta serviço como Fornecedor de Serviços de Hemodinâmica como Empresa "Y", são empresas de ramos diferentes, mas do mesmo dono e eu como empresa possuo direito em percentual de receitas sobre o seu faturamento e cobro também custos por ele estar usando minhas instalações.

O processo é o seguinte:

Fornecedor “x” venda de material
Fornecedor “Y” prestação de serviço
Empresas diferentes, mesmo dono.

1. Tenho direito a 10% da receita líquida faturada pela empresa “Y” referente à prestação de serviço de hemodinâmica, que ela fatura internamente.
2. Tenho direito também a 10% da receita líquida que eu faturo em nome dela pela minha empresa.
3. Cobro da empresa os custos por ela estar inserida em minhas instalações: água, energia, depreciação, entre outros, com base no relatório de apuração de custo por centro de custo.
4. Mensalmente a empresa “X” de venda de material, me entrega notas fiscais de materiais (que passam pelo meu estoque e são dispensados para cada paciente que realizou o procedimento) que foram comprados para usar no procedimento de hemodinâmica.
5. Atualmente estamos executando o seguinte processo que a meu ver está “incoerente” com os fatos ocorridos: Do total do faturamento, deduzo o meu valor de percentual de receita, deduzo os custos, no valor que sobra, abato as notas que já entraram de materiais e a diferença peço para o fornecedor “Y”, fazer uma nota de prestação de serviço, mas na contabilidade não consigo conciliar este processo, pois no financeiro é efetuado “baixa contábil” na conta do fornecedor de material, abatendo os títulos da entrada do material e o saldo a receber é lançado para o fornecedor de serviço.
6. Que processo devo executar para o processo de material, processo de prestação de serviço e a recuperação de despesas que tenho referente ao desembolso com esses fornecedores? Hoje o departamento de custo, gera um demonstrativo com essas informações e no final informa ao financeiro qual o saldo final que devemos pagar ou receber do parceiro. Sinto que está bem confuso esse processo. Conseguem me ajudar?

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.