Sara So
Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Alguem poderia me explicar como devo lancar a Importacao , pois recebi um processo, DI, despachante, enfim... Como nunca vi isso estou perdida.
Agradeco com antecedencia.
Sara.
respostas 42
acessos 43.026
Sara So
Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Alguem poderia me explicar como devo lancar a Importacao , pois recebi um processo, DI, despachante, enfim... Como nunca vi isso estou perdida.
Agradeco com antecedencia.
Sara.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoOi Sara.
Entre outros, o propósito deste Fórum é o de todos ajudar a todos. Criar um ambiente agradável (ainda que virtual) onde se possa ensinar e aprender, onde se troquem experiências e se iniciem novas amizades que serão solidificadas com o tempo.
E é por isto que você é e sempre será bem vinda. Mas veja, para que alguém entre os que aqui freqüentam possa lhe ajudar, você terá que nos ajudar também.
Como orientaria alguém que lhe enviasse uma mensagem assim?
"Alguém poderia me explicar como devo lançar a Importação, pois recebi um processo, DI, despachante, enfim... Como nunca vi isso estou perdida".
Desculpe Sara, mas se você não sabe nem o que perguntar, fica difícil alguém saber o que responder. Isto explica porque sua pergunta está sem resposta há dois dias....
Sabe que pode (e deve) continuar dispondo do Forum.
Sara So
Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Saulo,
Concordo com vc, muito obrigada pela dica e qto a essa pergunta nao soube formular direito pois nunca peguei um processo desse pra contabilizar,portanto farei um curso primeiro, caso tenho duvidas recorro a ajuda de vces.
Agradeco muito a ajuda de vces.
Eder Garcia da Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoOi Sara
Sugiro você abrir uma conta transitória, Importação em andamento, por exemplo, que pode ser no Ativo Imobilizado em caso de Máquinas e Equipamentos ou no Estoque em caso de Mercadorias, nesta conta lance todas as despesas com a referida importação, por exemplo impostos, valor cobrado pelo despachante... ou seja todos os gastos com a importação.
Ao final da importação é só creditar o saldo da conta em andamento e debitar na conta de destino, aproveitando os impostos que nela estão. Caso você tenha maiores duvidas eu tenho uma planilha onde trabalho e poderei te enviar.
Paula Cristina França Theodoro
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoOla Eder nao sou a Sara tenho a mesma duvida que ela vc poderia me enviar a planilha, meu email e @Oculto.
Desde de ja agradeço.
Paula
Gean Andrews Scudilio
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoOla Eder!!!
Sera que pode me enviar esta planilha tbm??
@Oculto
Eliana Rocha Pacheco
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeOla Eder
Poderia me enviar tambem esta planilha
Obrigado
@Oculto
Vandregesilo Carlos Fernandes
Prata DIVISÃO 2 , EconomistaOlá Eder Garcia!
Gostaria que se possível, enviasse também para mim sua planilha.
@Oculto
VANDREGÉSILO
Alex Guedes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Espero pode ter ajudar.?
IMPORTAÇÕES DE MERCADORIAS E MATÉRIAS-PRIMAS
De acordo com o princípio contábil do Custo como Base de Valor, o custo de aquisição de um ativo ou dos insumos necessários para fabricá-lo e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a Entidade, representa a base de valor para a contabilidade. Isto significa que todo o esforço despendido para incorporar determinado bem ao patrimônio, representará a sua valoração em termos de custo contábil.
I - Valores Integrantes do Custo
O custo a ser atribuído aos insumos ou mercadorias para revenda adquiridos no mercado externo é composto por todos os gastos incorridos desde a data da assinatura do contrato de câmbio (tais como fretes, comissões, seguros, impostos não recuperáveis, tarifas aduaneiras, etc.), até o efetivo desembaraço aduaneiro dos bens. Todos os gastos efetuados e relativos à importação devem ser agregados a uma conta específica e transitória intitulada "Importação em Andamento". Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matérias-primas" no Ativo Circulante.
As mercadorias e matérias-primas importadas devem ser avaliadas mediante conversão da moeda estrangeira pela taxa de câmbio (valor de venda) vigente na data do desembaraço aduaneiro. As variações cambiais passivas ocorridas até a data do desembaraço aduaneiro serão registradas como custo na conta de "Importação em Andamento". A partir da data do desembaraço aduaneiro devem ser registradas como despesa operacional, mediante obediência ao princípio contábil da competência.
II - IOF Incidente Nas Operações de Câmbio
Os impostos não recuperáveis pagos por ocasião da importação de insumos ou mercadorias para revenda, devem compor o custo de aquisição a ser atribuído aos mesmos.
Contudo, em relação ao IOF incidente sobre tais operações, a legislação do Imposto de Renda admite que, a critério da pessoa jurídica, esse imposto (IN SRF nº 131/80):
a) seja considerado como acréscimo ao custo de aquisição do bem; ou
b) seja registrado como despesa tributária, computada na determinação do lucro real no período em que ocorrer o pagamento, ou seja na liquidação do contrato de câmbio.
Neste tópico veremos, passo a passo, os registros contábeis correspondentes a uma operação de importação de mercadorias e matérias-primas.
I - Pelo registro dos gastos com a obtenção da Guia de Importação e a contratação de seguro:
D - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
C - CAIXA/BANCOS C/ MOVIMENTO (Ativo Circulante)
II - Pelo registro do preço de aquisição dos bens, constante da Fatura de Importação:
C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)
III - Pelo reconhecimento da variação cambial antes da chegada das mercadorias ou matérias-primas:
IV - Pelo registro dos gastos com impostos não recuperáveis, taxas e serviços aduaneiros incidentes sobre a operação:
C - CAIXA/BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)
V - Pelo registro dos valores relativos ao ICMS/IPI recuperáveis conforme a legislação de regência:
D - IPI A RECUPERAR (Ativo Circulante)
D - ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante)
C - CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)
VI - Pela transferência do saldo da conta "Importação em Andamento" para a conta definitiva, em face da entrada das mercadorias/matérias-primas no estabelecimento:
D - ESTOQUE (Ativo Circulante)
C - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
VII - Pelo reconhecimento da variação cambial sobre a dívida após a chegada das mercadorias:
D - VARIAÇÃO MONETÁRIA PASSIVA (Conta de Resultado)
VIII - Pela liquidação do contrato de câmbio:
D - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)
C - BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)
IX - Pela apropriação do IOF incidente sobre a liquidação do contrato de câmbio admitindo-se que a empresa tenha optado pela apropriação como despesa tributária:
D - DESPESAS TRIBUTÁRIAS (Conta de Resultado)
C - CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)
Rose
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia a todos,
Também gostaria de receber essa planilha: @Oculto.
Se possível poderia ser adicionada como anexo nessa mensagem.
Att.
Rose
Vanderlei Melo
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde Eder ,
Eu gostaria de receber esta planilha e aproveito para solicitar a seguinte informação , sua ou de quem puder me responder :
Uma empresa que importa mercadorias para revenda , forma de tributação : Lucro Real . Regime da Não cumulatividade . Onde e como devo contabilizar o Imposto de Importação , é recuperável ? Pode-se abater de outros impostos a recolher ? De que forma Perdcomp ou pode apenas abrir contas e fazer lançamentos de Recuperar e Recolher ? Caso não possa recuperar como devo contabilizar ?
Obrigado a quem puder me explicar e ajudar
Vanderlei Melo
@Oculto
Sandra Iuri Ayabe
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoOlá Eder,
Por favor, poderia disponibilizar essa planilha para mim também ???
Meu e-mail é @Oculto
Agradeço desde já !
Sandra
Vania Elisabete Brito
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Ola Eder poderia por favor tambem me enviar a planilha
no email @Oculto
obrigada
Francine Freitas
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa-tarde a todos, tudo bem?
Fiquei muito feliz em encontrar vocês!!Agradeço pela iniciativa e colaboração de todos, afinal estamos todos no mesmo barco.
rs*
- Sou novata aqui e aind ançao sei muito bem como usar as ferramentas, tenho bastante experiência na rotina fiscal, na contábil estou iniciando.
Também tenho muitas dúvidas na contabilização da importação.
- Tenho uma operação de importação por conta e ordem, alguém trabalha com essa operação?Poderia me ajudar?
- Eder se puder enviar-me a planilha agradeço imensamente!!
Francine Freitas - @Oculto
Um forte abraço a todos!
Eusebio Luis Pinto Junior
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Eder,
Meu e-mail é @Oculto
Agradeço desde já !
Eusebio
Erika
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente TributárioBoa noite a todos.
Dúvida :
O valor em dólar, do seguro e do frete que constam na DI ( CIF ), não é pago pelo empresa importadora, mas é somado ao valor das mercadorias para calcular o ICMS , e é incluído no valor total da nota fiscal de entrada, juntamente com PIS, Cofins , IPI e taxa Siscomex, II.
Como contabilizo esse valor
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Érika, acima tem a forma exposta muito bem pelo Alex Guedes, abaixo fiz um resumo como exemplo, uma outra forma de explicar, espero te ajudar.....
Exemplo da Contabilização:
Quando você importa, você precisa emitir uma nota fiscal de entrada, que o seu Despachante Aduaneiro irá preencher com todos os impostos embutidos que você irá fazer o lançamento na conta correspondente, se for imobilizado no ativo ou aquisição de mercadorias ou matéria prima nas contas de resultado no custo da produção ou comercialização. Quando você fizer o contrato de câmbio para o pagamento da mercadoria você poderá lançar no ativo na conta adiantamento à fornecedores, bem como a taxa de câmbio cobrada pelo banco. Depois que o Despachante terminar o desembaraço você lançará todas as despesas também em adiantamento de despesas de importação e somadas todas as despesas, se ocorre de ser maior que a nota fiscal de entradas você emitirá uma outra nota fiscal complementar de entrada complementando as despesas da importação.
Exemplo:
Pagamento do fornecedor através de contrato de câmbio e transferência do dinheiro pelo banco:
D - Adiantamento Despesas de Importação (ativo)
C - Bco c/Movimento (fornecedor)........................................... 50.000,00
C - Bco c/movimento (Taxas de Contrato de Câmbio)............. 200,00
Emissão da Nota de entradas pelo Despachante:
D - Maquinas e Equipamentos (Ativo Imobilizado)
C - Fornecedor......................................... 50.000,00
Pagamento de taxas e demais despesas aduaneiras no Desembaraço aduaneiro:
D - Adiantamento de Despesas de Importação (ativo)
C - Bco c/Movimento............................... 5.000,00
Total pago; despesas com importação + fornecedor................. 55.200,00
Nota fiscal entrada emitida pelas maquinas.............................. 50.000,00
Valor à complementar........................................ 5.200,00
Emissão de nota complementar das máquinas:
D - Máquinas e equipamentos
C - Fornecedor.......................................... 5.200,00
Baixa do fornecedor e adiantamento:
D - Fornecedor
C - Adiantamento Despesas de Importação (ativo).............. 55.200,00
Este é um exemplo tá, o que importa é você verificar que todos os gastos com impostos e taxas agregam o produto importado no final.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olha, tudo que estiver na Nota e as despesas você vai agregar no custo da aquisição, você pode lançar em uma conta do ativo importação em andamento e depois no fechamento você transfere os saldos e fecha as contas, é um pouco complicado explicar assim, mas espero que te ajude, se tiver mais dúvidas estarei a disposição.
Gil
Erika
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente TributárioObrigada Gilberto, agora entendi...
Estava com dúvidas qto a baixa da conta de Fornecedores, pois esse valor vem importado da escrita fiscal. E na nota consta todas as despesas da importação.
Estou baixando Fornecedores, com as seguintes contas:
1- Imp. em andamento (ICMS, IPI,Cofins, II, PIs, ICMS, Tx Siscomex)
2- Pagto do Contrato de Cambio
3- Variação cambial
4- O saldo que restar dessa conta (Fornecedores ), é lançado no custo das mercadorias.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Erika,
Sim, estes valores constam da Nota Fiscal, mas como te disse no final o custo fica maior aí você complementa emitindo uma nota fiscal complementar, sem incidência de impostos, que já está previsto no RICMS. Nos pagamentos você lança tudo em adiantamento, depois no final você baixa com a onta fornecedores onde já está a nota fiscal emitida, aí você verá se precisará emitir nota complementar pra fechar a conta fornecedores.
Daniela Marques Sete
Prata DIVISÃO 2 , Analistaolá pessoal!
alguém poderia enviar a planilha para o meu e-mail tb?
é @Oculto
grata,
Daniela.
Carlos Eduardo de Souza Freitas
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
Favor me enviar a planilha, quem tiver por gentileza.
Grato
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo de Souza Freitas
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidadesrsrsrsr
Meu e-mail é:
@Oculto
Atila
Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) ContabiliddeBoa tarde, Eder.
Eu gostaria tambem de dar uma olhada na sua planilha, ficaria grato se vc pudesse me passar, pois em toda minha carreira sempre trabalhei em prestação de serviços, agora esou numa indústria e com algumas difículdades com relação ao estoque.
Grato.
@Oculto
Alacides Borges Ferreira
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde Eder!
Será que você poderia me enviar a sua planilha citada na resposta à Sara.
Grato,
Alacides - @Oculto
Leide da Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia Eder...
Por gentileza, me passe a planilha tbm...
Pois estou iniciando a contabilização de uma empresa de importação e exportação.
Meu e-mail: @Oculto
obg,
Leide
Ana Augusta Rozado Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBom dia Eder,
Por gentileza , me passe a planilha tbm...
Meu e-mail é @Oculto
Obrigada
Ana
Anderson Gomes da Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOlá Eder,
Boa tarde !
Meu e-mail é @Oculto
Agradeço desde já
Ubirajá Silveira Filho
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Elder,
também gostaria de receber a planilha.
Meu e-mail é @Oculto.
Obrigado pela atenção!
José Eduardo Costa
Bronze DIVISÃO 1 , Auditor(a)Bom dia Elder,
Você poderia por gentileza enviar-me a planilha.
meu e mail é @Oculto
Obrigado pelo pronto atendimento.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade