Daniela Dantas de Oliveira
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia
Já li vários tópicos que falam da contabilização de brindes, mas infelizmente não consegui concordar com a forma que estão contabilizando.
O caso que estou analisando é o seguinte, a Empresa recebeu pelo CFOP 2910 e 2911 alguns brindes e amostras, mas estes não ficaram na empresa serão repassados como brindes e amostra pelos CFOP 5911 e 5910, eles não vão gerar receitas nem despesas para a empresa pois pelo valor que entrar vão sair, ai que vem minha dúvida com relação aos outro tópicos que li neste forum.
Foram orientados a:
Nas entradas
D- estoque de brindes (AC)
C- Receitas Operacionais (CR)
Nas saídas
D- Despesas com brindes (CR)
C Estoque de brindes (AC)
Mas ai que entra minha dúvida se eu fizer estes lançamento no primeiro caso, vai gerar uma receita, onde a empresa deverá calcular os impostos exigidos pela legislação e no caso das saídas vai gerar um despesa que a empresa na realidade não teve. só para constar esta é um empresa optante pelo Simples NAcional.
Gostaria de saber se estes lançamento não poderiam ser feitos da seguinte forma:
Nas entradas
D- estoque de brindes (AC)
C- Brindes a Distribuir ( PC)
No caso das saídas fazer o lançamento inverso, se não puder se desta forma por gentileza, tentar me dar uma explicação que convença meu cliente de lançar estes como receita e despesas.
Desde já agradeço
Daniela Dantas