x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 142.634

Contabilização de Brindes e Amostra Grátis

Daniela Dantas de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 12:06

Bom dia

Já li vários tópicos que falam da contabilização de brindes, mas infelizmente não consegui concordar com a forma que estão contabilizando.
O caso que estou analisando é o seguinte, a Empresa recebeu pelo CFOP 2910 e 2911 alguns brindes e amostras, mas estes não ficaram na empresa serão repassados como brindes e amostra pelos CFOP 5911 e 5910, eles não vão gerar receitas nem despesas para a empresa pois pelo valor que entrar vão sair, ai que vem minha dúvida com relação aos outro tópicos que li neste forum.

Foram orientados a:

Nas entradas

D- estoque de brindes (AC)
C- Receitas Operacionais (CR)

Nas saídas

D- Despesas com brindes (CR)
C Estoque de brindes (AC)

Mas ai que entra minha dúvida se eu fizer estes lançamento no primeiro caso, vai gerar uma receita, onde a empresa deverá calcular os impostos exigidos pela legislação e no caso das saídas vai gerar um despesa que a empresa na realidade não teve. só para constar esta é um empresa optante pelo Simples NAcional.

Gostaria de saber se estes lançamento não poderiam ser feitos da seguinte forma:

Nas entradas
D- estoque de brindes (AC)
C- Brindes a Distribuir ( PC)

No caso das saídas fazer o lançamento inverso, se não puder se desta forma por gentileza, tentar me dar uma explicação que convença meu cliente de lançar estes como receita e despesas.

Desde já agradeço

Daniela Dantas

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 15:22

Então Rodrigo, eu já tinha achado esta resposta, mas como perguntei acima, não consigo concordar com ela , pois a mercadoria entra e sai com o mesmo valor, ela não foi comprada pela empresa , veio como brinde e sai como brinde, não entendo porque devo lançar em receita e despesas. e se eu reconhecer esta receita deverá ser tributado todos os impostos ? Este brinde não foi comprado veio como brinde mesmo, então creio que quem enviou já pagou os impostos, se assim for eu reconhecendo como receita não estaria pagando novamente estes impostos?

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 16:02

Opa agora entendi, a sua dúvida é um pouco diferente da outra colega.

Neste caso a contabilização ficaria assim:

Empresa adquiriu gratuitamente, para distribuir como brindes, 1.000 canetas, por R$ 1.000,00, sendo que o ICMS na aquisição e na distribuição posterior é de 18%:
D – Estoques – Brindes (Ativo Circulante) R$ 820,00
D - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 180,00
C – Brindes, Doações e Bonificações Recebidas (Conta de Resultado) R$ 1.000,00

Por ocasião da efetiva distribuição dos brindes gratuitamente, dá-se a baixa nos estoques, da seguinte forma:
D – Brindes (Conta de Resultado) R$ 1.000,00
C - ICMS a Recolher (Passivo Circulante) R$ 180,00
C – Estoques – Brindes (Ativo Circulante) R$ 820,00

Samuel Alves Dias

Samuel Alves Dias

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 22:58

Sra. Daniela Oliveira,

Se há uma necessidade de evidenciação do estoque para repasse dos brindes, por fins gerenciais, acredito que a melhor forma de contabilização seria a proposta pelo sr. Rodrigo Ruiz mas com uma conta no grupo de estoque com a nomenclatura especificada de brinde. Mas não tenho certeza se seria certo esse registro sem evidenciação da receita ou despesa por uma operação de lançamento permutativo entre o ativo e passivo, pelo princípio da competência e também por questões tributárias.

Samuel Dias
Graduando de Ciências Contábeis
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mossoró - RN
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade