x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 23.443

Contabilização de Cooperativas

Flavia Melo

Flavia Melo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Domingo | 13 abril 2014 | 08:56

Bom dia a todos.
Após fazer pesquisa aqui neste fórum maravilhoso , ainda me restou algumas duvidas como contabilizar os ingressos em uma cooperativa . Se alguém puder me dar uma luz rsrsr. A duvida é como eu contabilizo os "repasse" que são feitos aos associados .Este repasse acontece depois que já foi retirado do valor da nota que é emitida , os impostos e as despesas. Vi no balanço do ano de 2012, que o colega estava usando(não sei como ) algumas contas do passivo -

ATO COOPERADO
Receita de Cooperados(PC)
(-) ISS
(-) IR
(-) ALUGUEIS DE IMOVEIS.

(-) Repasse do Ato Cooperado(PC)
Cooperados(PC)

Estaria correto esta contas acima, pois a contabilização da emissão da nota e a recebimento da mesma acho que é assim
Pela emissão da nota
D - Clientes -
C - REceitas de serviços.
Pelo recebimento :
D- Bco .
C- Clientes,

A minha grande duvida é em relação ao repasse, uma das contas é o banco, pois sai dele o dinheiro e qual seria a contrapartida?? Ou usaria as contas que o antigo contador utilizou e que está constando no balanço de 2012.
Mas como eu as utilizaria??? Alguem poderia me mostrar com exemplos....
Muito obrigada desde já...

Tatiane da Cruz

Tatiane da Cruz

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 15:00

Flávia Melo, boa tarde. Você conseguiu contabilizar os repasses? estou nessa situação nunca trabalhei com cooperativas e estou meio que perdida. Se puder me ajudar agradeço

formada em contabilidade 2008.2, trabalhando na área desde 2009.
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 23:02

oi, segue o site onde encontra-se a norma contábil p/ entidades cooperativas:

portalcfc.org.br

quanto a tributação, segue site:

http://www.portaltributario.com.br/noticias/1tributario050506.htm

>> os lançamentos contábeis do exercício 2012 (acima listados) estão em conformidade c/ a norma do conselho federal de contabilidade, ou seja "ato cooperativo" não transita pelo resultado mas em subgrupo do passivo circulante; logo, somente os atos não cooperativos é que deverão transitar pelas contas de resultado!

> para fins didáticos, vamos imaginar que a cooperativa emitiu uma nota fiscal em 31/07/2014 contendo os seguintes valores:

$ 100.00 serviços prestados pelos cooperados > valor bruto da nf
$ 10.00 valor do imposto sobre serviços
$ 10.00 valor do imposto de renda
$ 10.00 valores dos aluguéis
$. 70.00 valor que deverá, posteriormente, ser repassado aos cooperados.

>> o plano de contas da cooperativa deve possuir, como exemplo, os seguintes grupos e subgrupos de contas:

1 ativo
11 ativo circulante
111 disponível
1112 bancos c/ movimento
11121 banco c/c.
...
2. passivo
21 passivo circulante
215 obrigações tributárias
2151 ir a recolher
2152 iss a recolher
216 contas a pagar
2161 aluguéis a pagar
2162 cooperados a pagar
218 ato cooperativo
2181 receita de cooperados
2182 (-) imposto sobre serviços
2183 (-) imposto de renda
2184 (-) aluguéis dos imóveis
2188 (-) repasse para os cooperados

>> de posse das informações acima, podemos contabilizar a nota emitida contra o cliente "a"

data: 31/07/2014
d- cliente "a" (ativo circulante)
c - receita de cooperados (passivo circulante)
$ 100.00

d- (-) imposto sobre serviços
c- iss a recolher
$ 10.00

d- (-) imposto de renda
c- ir a recolher
$ 10.00

d- (-) aluguéis dos imóveis
c - aluguéis a pagar
$ 10.00

d- (-) repasse aos cooperados
c - cooperados a pagar
$ 70.00

> quando o cliente faz o pagamento da nota fiscal, a cooperativa tem fundos p/ quitar os impostos, as contas a pagar e de fazer o devido repasse da sobra p/ os cooperados!

data: 01/08/2014
d- banco c/c.
c - cliente "a"
$ 100.00

data: 10/08/2014
d - iss a recolher $ 10.00
d - ir a recolher $ 10.00
d - aluguéis a pagar $ 10.00
d - cooperados a pagar. $ 70.00
c - banco c/c. $ 100.00

obs.: os valores acima são simples exemplos p/ a compreensão a forma de como são os lançamentos contábeis a serem feitos; foram desprezados os respectivos históricos.

>> recomendo a leitura e consulta o livro "contabilidade das sociedades cooperativas aspectos gerais e prestação de contas" dos autores: ariovaldo dos santos, Fernando Henrique câmara Gouveia, Patrícia dos santos Vieira, editora: atlas.

> encontrei uma interessante apostila elaborada pelo conselho regional de contabilidade do rio de janeiro, apenas atente p/ o detalhe de que a mesma foi emitida em 2005, logo está desatualizada, mas entendo que vale a pena dar uma olhada, pois ainda tem algumas informações bem úteis:

http://webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0531P0029.pdf

contabilidade para cooperativas de produção e serviços

>> caso algum colega tenha, ou saiba onde tem, material mais recente, ficarei muito agradecido pela indicaçao.

boa noite a todos!

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 17:24

Boa tarde,

Alguém pode me tirar uma duvida, foi registrado um livro fiscal no cartório para que eu possa registrar na junta é preciso imprimir outro ou registra o mesmo.

Grata

Amanda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade