x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.277

Classificação de Bens Doados

Valdir Borges

Valdir Borges

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 18 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 14:25

Boa Tarde.
Estou prestando serviços voluntariamente ao ILPI - Instituição de Longa Permanencia para Idosos e gostaria de saber qual seria a classificação correta quando a Instituição recebe doações em alimentos, remédios, produtos de higiene etc, tendo em vista de quem doa o faz exigindo um recibo com valor dos produtos doados e esse valor obviamente não sera considerado no Caixa.
Temos usado o critério de lança-los em uma conta chamada "CAIXA DE PRODUTOS DOADOS". Não sabemos se é a aplicação correta. E no consumo dos produtos temos lançado "SAIDA DE PRODUTOS DOADOS".
Alguem poderia nos guiar de maneira correta. Gratos.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 06:31

Valdir

Como são materiais de consumo, tem gente que não contabiliza. Mas voce pode fazer o seguinte:

Se houver controle de distribuição das mercadorias
D-Mercadorias para Consumo (AC)
C-Doação (CR)

Se não houver controle
Debite as contas de depesas referente a cada mercadoria e
Credite a conta de doação na receita

Seria de bom alvitre também abrir uma conta no Ativo e outra no Passivo, com a finalidade de ficar registrado quem fez a DOAÇÃO EM MERCADORIAS. É evidente que o saldo de uma será igual ao saldo da outra que poderá ser zerado a cada inicio de exercício.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Valdir Borges

Valdir Borges

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 18 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 08:08

Estou fazendo da seguinte forma:

Ao receber a doação é emitido um recibo ao doador, com seus dados e que por exemplo vamos dar o valor de R$ 100,00.
Pois o doador ofertou 100 fraldas no valor de 1,00 cada.

Por esta entrada fazemos o seguinte lançamento:

DEBITO: CAIXA DE PRODUTOS DOADOS - A.CIRCULANTE
CREDITO: OFERTAS DE PRODUTOS DOADOS- C.RESULTADOS

Pela saída fazemos o seguinte lançamento:

DEBITO: SAIDAS DE PRODUTOS DOADOS - C.RESULTADO
CREDITO: CAIXA DE PRODUTOS DOADOS - A.CIRCULANTE

O lançamento da entrada é feito quando o fato gerador ocorre e o lançamento da saída sempre fazemos ao final do mes de todo valor ofertado. Com isso zeramos ao final do mes a conta
CAIXA PRODUTOS DOADOS e a Conta SAÍDAS PRODUTOS DOADOS zeramos na apuração dos Resultados.
Como entidade filantropica temos necessidade de apontar todos os valores recebidos, quer seja em dinheiro ou em mercadoria e claro com lançamentos distintos.
Estamos adotando esta pratica e não sei se estamos correto nesta aplicação.
Por ser entidade filantropica, a nossa Declaração a Receita Federal é de Isenta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies