x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.685

COMO LANÇAR NF P/ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 14:58

Boa Tarde

Estou fazendo ou tentando fazer a contabilidade de 2 tipos de empresas: Prestação de Serviços e Pedreira de Granito.

Como sabemos na maioria das vezes estas empresas fecham o ano com estoque zerado. Assim sendo eu fiz os lançamentos das compras efetuadas pela empresa no decorrer do ano como Mercadorias (Custos). Acontece que na hora de fechar o balanço patrimonial está dando errado. Eu sei que a culpa é toda minha, mas caso alguem possa me ajudar ficarei muito grato.

Se eu trocar estes lançamentos de compras (Custos) para uma conta Compra(Despesas) dai fica tudo ok, isto é o balanço fecha legal.

Pergunto: Onde devo lançar estas compras sendo que estas empresas não fecham com estoques???
Caso possam favor exemplificar e falar qual o grupo da conta.

Grato

Flavio Cear

Gilberto Crispim da Silva

Gilberto Crispim da Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 17 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 17:04

Flávio Cesar,

As compras realizadas devem ser lançadas em "estoque" (ativo) e em "fornecedores a pagar" (passivo). A apropriação dos custos (conta de resultado), que se leva o resultado do período, para o PL, tem sua contra partida com o "estoque'.

Exemplo:

Compras no período no valor de R$ 1,00: (D) estoque (ativo) e (C) fornecedor a pagar (conta de passivo), ambos em R$ 1,00 - considerando não haver imposto.

Apropriação dos custos no mesmo valor R$ 1,00: (D) custos (conta de resultado) e (C) estoque (conta de ativo).

Espero ter ajudado,

Gilberto

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 07:33

Gilberto

Sou muito grato pela sua ajuda.

Porém por sei bem leigo no assunto, possa lhe fazer outra pergunta:

Quando a compra efetuada é à vista:

D- Estoque(ativo)
C- Caixa(ativo)

O outro lançamento permanece o mesmo??
Correto??
Só estou nesta dúvida por ser tratar de lançametno debitando Ativo e Creditando o ativo também.

Grato

Flavio Cesar

Elisangela Mariano Silva

Elisangela Mariano Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 18:05

Boa tarde Flávio, espero ter ajudado.

Quando acontece este procedimento na minha rotina, tenho adotado o seguinte método:

Compra a vista = buscar o material sem Nota fiscal ( certo) então faço primeiro a saída do dinheiro,por ser um Adto. a fornecedor. No momento em que recebo a NF faço a lançamento de Estoque X Fornecedores e apos isto baixo o adto feito anteriormente, fica assim

D= Adto. Forcedores(ativo) X C= Caixa / Bancos(ativo)(por ser pago antecipado)

Recto. NF = D=Estoque(ativo) X C= Fornecedores (passivo)
Bx. Adto. = D= Fornecedores (passivo) X C= Adto. Fornecedores ( ativo)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade