André Silva
Iniciante DIVISÃO 3Prezados, bom dia.
Sou novo por aqui e gostaria de tentar esclarecer algumas dúvidas relacionadas aos instrumentos de análise de balanços, dúvidas essas voltadas a contabilistas, porém não exclusivamente a estes, e sim também aos dirigentes de empresas.
Direto ao ponto.
1 - No dia a dia de uma empresa, o contabilista costuma fazer uso dos instrumentos (indicadores) de análise de balanços (exemplos, liquidez corrente, nível de endividamento, etc.)?
2 - Na prática, as demonstrações financeiras elaboradas ao final do período são apenas uma questão formal, ou seja, são elaboradas basicamente por exigência da legislação ou, de fato, elas são necessárias para que o contabilista e o dirigente saibam como anda determinado grupo do ativo ou passivo, por exemplo?
3 - Você, contabilista, se não faz uso da análise de balanço, isso é por que realmente não faz falta para você ou por falta de tempo e/ou ferramentas adequadas?
4 - No dia a dia, o contabilista precisa calcular um nível de endividamento, por exemplo, para saber que a empresa está pouco ou muito endividada?
5 - Considerando que cada empresa possui uma estrutura própria de ativo e passivo, a comparação do balanço com o outras empresas tem alguma utilidade prática?
Na pressa, talvez alguns itens tenham ficado meio que repetitivos, mas quem puder ajudar, ficarem bastante grato.
Saudações.
André