Lucas Capone Pio
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeEste espaço é reservado para troca de informações entre profissionais que atuam direta ou indiretamente na apuração dos custos agrícolas das Agroindústrias Canavieiras.
Para inicio de conversa, podemos dizer que o principal objetivo da apuração dos Custos Agrícolas nas Industrias Canavieiras é o de apurar os gastos incorridos em cada uma das etapas do processo produtivo, que são elas: FORMAÇÃO DE LAVOURA, MANUTENÇÃO DA LAVOURA e COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR.
Os gastos incorridos com cada uma das etapas citadas acima são classificados como CUSTOS DIRETOS.
Além dos custos diretos temos também os custos indiretos, também denominados de custos auxiliares. Indiretamente estes custos compõe e agregam valor as etapas do processo produtivo. Tais valores são apropriados a cada uma das etapas através de sistemas de rateio e também por meio de bases pré-definidas, por isso são necessários controles rigorosos das atividades desenvolvidas por todo pessoal, maquinários, implementos e equipamentos relacionados aos custos auxiliares.
Por se tratar de um assunto tão complexo e relevante, conto com a participação dos colegas que atuam nesta área a fim de alinharmos conceitos e procedimentos em prol de nosso amadurecimento profissional.
Atenciosamente,
Lucas Capone Pio