x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.213

Retenções-Contabilização

katia

Katia

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 10:44

Bom dia, parabéns pelo site. A idéia é ótima. É a primeira vez que escrevo uma mensagem. Apesar de já ler muito sobre retenções aqui, a dúvida persiste. Quase todo o faturamento de minha empresa têm retenções. Um movimento muito grande mesmo de quantidade e de valores. Meu problema diz respeito quanto a maneira de contabilizar. Quanto ao IRRF não há problema, faço o lançamento da retenção, na emissão da nf. Ficando o I.Renda na Fonte em conta a compensar do Ativo Circulante. Agora quanto ao PIS/CSLL/Cofins retidos (todas as notas sofrem retenção), gostaria de saber se posso deixar no momento que emito a nf, demonstrado na contabilidade as retenções no ativo circulante, para posteior compensação.
Pergunto, pois sei que a compensação destas retenções está vinculada ao recebimento da nf. E todos os lançamentos que vi aqui, contabilizam essas retenções por ocasição do recebimento.
Estaria errado eu deixar esses valores retidos demonstrados no Ativo circulante? Sei que faria a compensação com o que tenho a pagar apenas por ocasião do recebimento.
A pergunta se deve ao volume de notas fiscais emitidas (mais de 500 no mês) e ao meu sistema contábil. Só estou conseguindo fazer esses lançamentos para controle, quando lanço a nf. Caso contrário quando recebesse a nf, teria que fazer os lançamentos manualmente no módulo contábil e o módulo fiscal não faria o controle das retenções. Me geraria muito trabalho.
Resumo: Na opinião de vocês, posso deixar o lançamento das retenções demonstrado no ACirculante no momento que emito a nf?
Muito grata e abraços

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 11:12

Olá Kátia, seja bem vinda.

Não aconselho você fazer essa operação no momento da emissão da NF. Como bem colocado, o direito à compensação se dá somente após o recebimento da NF.

Ocorre que nem todas as NFs emitidas, são efetivamente recebidas. Isso acarretaria um acúmulo de saldo nas contas de impostos a compensar, sem ter uma provável realização.

Levando-se em consideração que o Balanço Patrimonial, visa demonstrar a real situação da empresa, isso acarretaria distorções em análises futuras.

Portanto, aconselho você rever a parametrização do sistema que utiliza na empresa para contabilizar da forma correta essa operação. Sempre existe uma maneira de se adequar.

Francisco Délio
katia

Katia

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 11:42

Obrigada pela resposta. O problema não seria nem o recebimento do serviço em si, pois realmente a inadimplência é praticamente zero. Não teria um entendimento que, uma vez que não estou compensando no ato da emissão da nf, (vou esperar receber p/abater) eu não poderia deixar demonstrado o lançamento no AC.
Infelismente meu problema não é de parametrização. É que o sistema não atende a isso mesmo. Ou faço esses lançamentos na emissão da nf, ou teria que controlar o abatimento manual, o que vai me gerar um enorme trabalho. Já pedimos para a empresa de sistema desenvolver algo para nós, porém sempre alegam que somos minoria, que é dificil empresas que emitem tal volume de notas e todas com retenção. Eles teriam que arrumar um jeito para que quando eu contabilizasse o recebimento, o valor retido informasse o fiscal e abatesse o valor a recolher no mes. Porém está dificil.
Muito obrigada pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade