x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.426

financimento/consorcio/leasing

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 18 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 11:54

ola amigos estou confuso qual a diferença de - financiamento, consorcio, leasing - estou falando de veiculos

foi comprado um veiculo S10 no valor de 86.936,09 financiado, foi dado uma entrada e 24 parcelas de 1595.69 mensal fixas

contabilizei como D- veiculos (AT) General Motos ELP no valor de 86.936.09 conf- NF: emitida pela financiadora- e vou deduzindo D- general Motos - Caixa

eu lancei a ELP - e correto

- Consorcio, a empresa fez um consorcio de uma carreta- como contabilizar este consorcio - seria investimento

o que significa leasing?

obrigada

estou confusa se algume puder me ajudar com estas informações fico grata

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 13:28

Boa tarde Claudia,

Em termos gerais e de maneira bem simplista podemos dizer que:

Financiamento ocorre quando você compra um veículo, e a instituição financeira paga integralmente o fornecedor por sua conta e ordem e financia o valor pago em parcelas mensais a serem pagas por você. Via de regra, nestes casos, o veiculo fica alienado à financeira como garantia do valor financiado

Consórcio nesta modalidade você se associa a um grupo de pessoas que pretendem (como você) comprar um veículo. Uma vez fechado o grupo, a administradora do consórcio promove sorteios, nestes um ou mais consorciados são contemplados e recebem uma Carta de Crédito para comprar o veículo pretendido. Como depende de sorteio, você pode ser contemplado a qualquer momento.

Leasing esta operação na realidade trata-se de arrendamento mercantil (aluguel - despesa) e assim deve ser tratado contabilmente. No entanto, se houver no contrato cláusula assegurando a opção e a intenção de compra do veiculo pelo valor residual, o tratamento contábil se modifica.

Contabilização
Clique nas opções abaixo para saber mais acerca da contabilização e aspectos tributários de cada modalidade, usando as informações do banco de dados do Fórum.

Financiamentos

Consórcios

Leasing

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies