x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 17.160

CONTABILIDADE ONG´S

VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2 , Economista
há 17 anos Domingo | 24 fevereiro 2008 | 11:37

Olá pessoal!
Estou a procura de ajuda para fechar um balanço de uma ONG. Alguém tem algum modelo de balanço de ONG para fazer referência a ele?
Gostaria de saber também, quais às contas deve-se ser lançadas, quando são feitas doações?
Caso eu não tenha tido clareza nas perguntas, é porque eu não domino esse tipo de entidade, e tenho muitas dúvidas sobre ela e peço desculpa desde já!
Vandregésilo

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Domingo | 24 fevereiro 2008 | 19:06

Vandre
ONG é uma organização privada não-lucrativa. Portanto ela é uma Fundação ou uma Associção sem fins lucrativo.

O plano de contas é o mesmo de um instituição Isenta.

No patrimônio Líquido deve constar as Contas de Superavit e Deficit.

As Doações são contabilizadas como receitas de Doações.

Feita em dinheiro

D-Banco ou caixa
C-Receita doação

Feita com outro bem que não seja dinheiro

D-Do Bem (AC ou AP)
C-Receita doação
Acesse os 2 links abaixo para maiores informações:

http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=terceirosetor

http://www.zemoleza.com.br/boas_do_ze.asp

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2 , Economista
há 17 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2008 | 17:26

Olá M Messias Santos!
Obrigado pelas informações oferecidas.
Andei me precipitando sobre ONG´S, mesmo assim, a empresa a qual me refiro, é sem fins lucrativos, e recebe recursos provenientes de projetos vindos de empresas e que tem por finalidades, repassar esses recursos a outras organizações. No entanto, a falta de um plano de contas específico para essa atividade, principalmente por haver poucas movimentações tanto de recebimentos como de doações, gostaria de saber como lançar esses recebimentos e essas doações no plano de contas, e quais contas fariam parte do patrimônio dessa empresa, sendo ela repito, sem fins lucrativos!
Caso tenha alguma informação a mais sobre esse fato, gostaria de contar novamente com você, e com os demais colegas que se interam desses conhecimentos.
Obrigado antecipadamente!
Vandregésilo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade