Lilia Lopes Mcedo
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)nobers colegas boa noite
estou com a seguinte dúvida: Foi constituido consorcio ( a e b :37,5% e c 25%) para prestação de serviços de contrução civil. As empresas contituintes do consorcio são coabiliatdas ao reidi, uma vez que a receita federeal determina que:
"...No entanto, a partir da Instrução Normativa RFB 1.237/2012, a legislação traz prescrição específica viabilizando que as pessoas jurídicas que integrem o consórcio sejam passíveis de coabilitação ao Regime.
Assim, as aquisições e as importações de bens e serviços que as pessoas jurídicas integrantes de consórcio realizarem podem fruir da coabilitação ao REIDI, desde que todas as pessoas jurídicas que integrem o consórcio tenham obtido coabilitação, e desde que tais aquisições e importações sejam efetuadas por meio da empresa líder do consórcio."
as aquisições serão efetuadas pela lider por conta e ordem do consorcio, nesse sentido gostaria de saber:
1) como devo contabilizar as aquisições de materiais e imobilizados e prestadores de serviços adquiridos em nome da empresa lider para o consorcio?
2) como devem ser a transferencias de estoques, imobilizados e custos das prestações de serviços para o consorio? através de nota de débtio?
a) mercadorias entregue nas frentes de trabalho onde o consorcio presta serviços (no consorcio deve considerar como custo?)
b)o que foi adquirido pela lider e não aplicado pelo consorcio: deve ser transferido para consorcio como estoque?
c)o imobilizado deve ser transferido para consorcio pela lider de que maneira : através de nota de débito?
3) o consorcio pode fazer aporte de numerario a empresa lider para liquidação dos compromissos contraidos pela lider parao consorcio?
se estiver confuso estarei a disposição para esclarecer
muito obrigada