x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.934

Custo Contabil

JOAO CESAR

Joao Cesar

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 08:51

Bom Dia

Gostaria de informação em relação a custo contabil de entrada de Lubrificantes com o ICMS retido na NF.
Nossa empresa vende peças, oleos, serviços de oficina.
Compramos Oleo Lubrificante para revenda nos consertos a clientes na oficina, e na NF.vem o valor do ICMS Retido na NF. incluindo no total da NF. por exemplo.
Vlr.dos produtos R$ 1.121,40
BC.subst.trib. r$ 1777,86
ICMS RETIDO R$ 320,02
Total da NF R$ 1.441,42

No meu programa de entrada para o estoque digito esses valores e o programa calcula o mes custo contabil sendo R$ 988,07
Ele calcula o pis e cofins sobre o total da NF. e para calculo do custo desconta do valor dos produtos e nao inclue o valor do ICMS retido.

E na contabilidade eu lanço total da NF.menos o credito do PIS e Cofins dando um custo contabil de R$ 1.308,09

E a empresa que presta servico de informatica diz que o programa esta correto em não incluir o valor do ICMS Retido no meu custo, que a formula e universal.
Dando uma diferença enorme no final de ano no meu estoque pois estamos baixando no programa o custo bem abaixo do que estamos lançando contabilmente.

Se tiverem alguma empresa que lança esses produtos em programa e puder me ajudar em relaçao ao custo agradeço

Joao

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 09:53

Bom dia João,

Refiz os cálculos e cheguei nos seguintes valores:

Valor total da NF - 1441,42
PIS a compensar - 18,50 (1121,40*1,65%)
Cofins a compensar - 85,23 (1121,40*7,6%)
Custo dos produtos - 1337,69

1 - O PIS e a Cofins não incidem sobre IPI e ICMS Substituição Tributária, não devendo ser calculados os créditos sobre esses valores.
2 - Para o cálculo do custo, somente serão diminuidos os valores dos impostos "recuperáveis", não sendo este o caso do ICMS ST.

Portanto no meu entendimento, o cálculo do custo efetuado pelo sistema que você utiliza está errado.

Espero ter ajudado,
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade