Jaqueline Batista
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeBom dia pessoal!!!
Tenho uma dúvida sobre importação de mercadorias para revenda do Paraguai para o Brasil (a empresa compradora é Lucro Real).
A empresa compradora que está no Brasil importou mercadorias do Paraguai e utilizou transporte terrestre (caminhão).
Segundo a empresa brasileira, ela mesma recolheu todos os impostos (PIS/ COFINS/ IPI/ I.IMPORTAÇÃO) não utilizando despachante e a única despesa que teve foi o frete da mercadoria do Paraguai para o Brasil.
Eu sei que quando se faz importação utilizando o Porto existem várias despesas como frete, armazenagem, marinha mercante entre outras além dos impostos e que tudo isso é feito através de um despachante que cobra honorários.
Mas o nosso cliente que importou do Paraguai nos afirmou que só pagou os impostos e o frete da mercadoria do Paraguai para o Brasil.
A minha dúvida é: Se a mercadoria foi importada por via terrestre (caminhão) quais são os documentos que o importador deve enviar para a contabilidade já que ele não utilizou serviço de despachante??
É possível fazer esse tipo de importação é só pagar os impostos e o frete sem nenhum outro tipo de despesa ou taxa alfandegária??
Desde já agradeço!!! :)