x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 11.065

LALUR - Lucro Real/ Trimestral

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Sábado | 10 maio 2014 | 17:55

olá, uma vez que a empresa optou pela apuraçao do irpj e csll em cada trimestre, então deve-se também fazer a escrituração do lalur a cada trimestre, pois é pelo lalur que vai-se encontrar a base de cálculo do irpj a pagar (a cada 3 meses);
a apuração da base de cálculo da csll também é feita trimestralmente, mas não é escriturada pelo lalur e sim, deve-se fazer e manter os cálculos, por exemplo, numa planilha do excel;
a fim de que vc possa orientar-se melhor, segue abaixo um site onde vc vai encontrar uma excelente apostila prática:

http://webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0366P0175.pdf

o que vc não entender trás aqui a tua dúvida p/o fórum pois certamente algum colega vai lhe ajudar.

boa noite!

Maria Luiza Corvalã dos Santos

Maria Luiza Corvalã dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:10

Bo dia Telmo!
Agradeço a resposta, mas preciso de orientação para escriturar o livro LALUR, pois o sistema não está habilitado para apuração, a informação que tenho é que estão preparando o mesmo para o e-LALUR.
O site indicado foi removido. Pode me ajudar?

Técnico Contábil na Empresa ENGEMEC/ Corumbá - MS. Estudante do 5º período de Ciências Contábeis na UFMS.
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 14:10

Larissa, Boa tarde

As bases podem ser diferentes.

Como nosso amigo Telmo orientou, caso seu sistema contábil não possua um controle da base de calculo da CSLL, deve-se fazer um controle a parte, pois existe alguns ajuste que são dedutível para o IRPJ, más para a CSLL não.

Everton Andrade

Everton Andrade

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 14:09

Bom dia,
tenho a seguinte situação: a empresa era tributada pelo lucro presumido até 2012, nesse período a empresa tinha lucro e não distribuiu totalmente, então ela tem reserva de lucros. A partir de 2013 passou a ser lucro real (trimestral) e passou a ter prejuízos.
Minhas dúvidas são as seguintes: Tanto para fins de preenchimento da parte B do LALUR quanto para apuração dos impostos, caso a empresa venha a ter lucro em algum trimestre.
1 - Considero o lucro que a empresa tem para abater os prejuízos, e não preencho o lado B do LALUR até que o lucro acabe ou seja menor que o Prejuízo? Ou não considero esse lucro, já que vem de um período em que a empresa era tributada pelo lucro presumido, e faço o lado B do LALUR normalmente acompanhando os saldos dos prejuízos ?
2 - E, caso a empresa tenha lucro, posso compensar o saldo do prejuízo para diminuir o valor do IRPJ ?

Agradeço, caso alguém possa me orientar.

Agnaldo Demarchi

Agnaldo Demarchi

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 10:12

Everton. lucros e prejuizos são distintos, não precisa compensar lucros de períodos anteriores com lucros do período atual. Deixe o lucro do regime presumido para lá.
Quanto ao lucro real trimestral, é outra história. Se está dando prejuizo, você pode compensar 30% do seu lucro ajustado no trimeste que vier a apurar lucro. (exemplo: prejuizo fiscal 40 mil no primeiro trimestre - lucro ajustado de 100 mil no segundo trimestre - valor a compensar de prejuizo fiscal de periodos anteriores = 30 mil reais - ainda fica um saldo de 10 mil reais que voce poderá usar em trimestres futuros, caso continue a dar lucro).
Somente o prejuizo fiscal pode ser controlado na parte B, o restante registre na parte A.
A entrega da ECF este ano eliminou a necessidade do Lalur, este deverá constar em campos proprios na ECF, a ser entregue em set/15.

Agnaldo Demarchi
Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:10

Bom dia,

Estou perdida, não sei como fazer esse LALUR e nem o que preencher,

Temos duas empresas do lucro real de engenharia civil o balanço é fechado trimestralmente, e os 3 trimestre deu prejuízo somente o ultimo deu lucro, uso o sistema cuca fresca e preciso preencher manualmente só que eu não tenho ideia do que preenche e nem o que são despesas dedutíveis e indedutiveis, ou despesas operacionais e não operacionais,

Perguntei para meus patrões eles não sabem me orientar pois faz anos que eles elaboraram o lalur,

Por favor alguém pode me ajudar ou me indicar um curso especifico de lucro real e preenchimento de lalur?

Moro em são paulo na região norte, bairro santana.

Obrigada

Agnaldo Demarchi

Agnaldo Demarchi

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:20

Boa Tarde Dany,

Você precisa realmente fazer um curso de práticas contábeis, voltado para o regime de Lucro Real ( este é o regime mais complicadinho de se fazer ). O Cenofisco tem ótimos cursos neste sentido, veja na internet no site deles.
Abraços.

Agnaldo Demarchi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade