Glauber Costa
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados Colegas,
Acabo de conquistar um cliente, que possui mais de 9 anos de operação e todos eles sem contabilidade. Nunca foi feito nenhuma escrituração contábil desta empresa.
Entrei em contato com a fiscalização do CRC\RS, e questionei sobre o meu problema. Em resposta o fiscal me informou que deveria solicitar uma declaração do empresário informando estas condições (nunca teve contabilidade), e fazer um adendo ao meu contrato informando que apesar do mesmo prevê a escrituração de contabilidade a mesma só irá iniciar a partir de 01/01/2015. Devido ao fato de o cliente não possuir nenhum registro contábil e conforme a legislação, somente empresas que estão iniciando suas atividades poderiam ter um balanço de abertura durante o exercício.
Colegas vocês concordam com esta posição do fiscal? Porque eu não posso fazer o balanço de abertura agora em junho/2014, e começar a regularizar parte de exercício. Não seria melhor assim?
Eu particularmente não concordo com esta posição do CRC, e gostaria de argumentar tendo fatos para interpor esta orientação.
Grato.