Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 800

Custo de Mercadoria ou Custo indireto ?

HENRIQUE VIANA OLIVEIRA

Henrique Viana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 08:42

Prezados, bom dia.

Estou começando a contabilizar uma empresa que revende veículos usados. Eu percebi que a empresa em algumas ocasiões, ela assume as multas dos veículos em caso de compra para o estoque. Gostaria de saber se essas multas eu devo contabilizá-las na conta de estoque, para depois virar CMV, ou se devo considerá-las como custo indireto ou despesa administrativa.

Grato.

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 09:22

Bom dia Henrique!

Na minha interpretação, as multas devem fazer parte do custo de aquisição do veículos, visto que faz parte do custo total pata colocar o produto disponível para a venda. O CPC 16 defini que o valor dos custos dos estoques devem incluir todos os custos de aquisição: preço, impostos não recuperáveis, seguros, fretes, etc.
Na minha visão as multas também estão incluídas nesse grupo.

att;

HENRIQUE VIANA OLIVEIRA

Henrique Viana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 09:45

Bom dia Thiago.

Agradeço os esclarecimentos.

Entendi perfeitamente que essas multas devem ser consideradas como Custo de Aquisição. Inclusive li o CPC. Mas ainda me resta a dúvida:

Neste caso, no pagamento dessas multas, eu devo debitar " Estoque " e creditar " caixa", e no final do período apurar o Custo, ou devo debitar direto na conta de " CMV" em resultado e creditar " Caixa" ?

Grato.

Diego Rech

Diego Rech

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 10:07

A contrapartida da conta CMV não pode ser a conta caixa.

Você deverá apurar o custo

D - CMV
C - Apuração do resultado

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade