Katia
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Gostaria de sabe se alguém pode me ajudar na contabilização deste lançamento:
Alteração Contratual registrada na Jucesp em 13/08/2007 (no contrato social ficou assim...
Integralização nesta data em moeda corrente nacional...........
Um dos sócios é estrangeiro e enviou a remessa de dinheiro através de contrato de câmbio.
O dinheiro entrou efetivamente no banco em 28/12/2007.
Estou precisando entregar o Diário de 2007 pronto para o cliente e estou com dificuldades sobre como lançar:
Fiz D: BCM em 28/12/2007 Valor que entrou na C/C
C: Capital Social Integralizado Valor que menciona no contrato em reais p/aumento
Capital
C: Variação Cambial O valor que entrou foi maior que o aumento de Capital
(variação)
Agradeço imensamente uma ajuda, pois já liguei em diversos lugares e ninguém "sabe".
Não sei se o lançamento acima está correto, uma vez que a alteração e registro contratual foi
Feito em agosto. Teria que fazer algum lançamento em agosto? Qual seria? Teria lançamento de câmbio nesta data também?
Não posso fazer o lançamento de integralização, já que o dinheiro entrou em dez/2007.
Ou posso considerar normalmente o lançamento acima e eventualmente dizer que : no contrato mencionava tal data, mas efetivamente o dinheiro entrou depois.
Outra coisa que me parece absurda: A Diferença da Variação cambial que joguei em receita, pois nesse caso foi a maior, o sócio quer que eu "aumente mais" o Capital Social. Ex. No contrato falava em aumentar o Capital em R$ 30.000,00 em moeda corrente..... Em dez/2007 devido a taxa do câmbio entrou R$ 34 mil e alguma coisa. Ele gostaria que eu jogasse o valor para crédito de Capital Social. Isso não existe não é mesmo? Débito BCM / Crédito Capital Social???? O certo é deixar a diferença em variação cambial. Mesmo porque teria que fazer uma nova alteração contratual certo?
Agradeço imensamente a colaboração dos colegas