x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.416

Imposto de Renda e Livro Caixa

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 22:24

Boa noite Rafael.

Se a empresa não tem faturamento, não há o que se preocupar com o Imposto de Renda, mas o fato de não possuir em caixa o que deveria ter é preocupante sim. Você fala em Livro Caixa o que nos leva a supor que seu regime é Lucro presumido, mesmo assim é obrigatório ter a escrituração comercial, por outro lado, se não há comprovantes dos gastos que justifique a aplicação do capital na fase pre-operacional da empresa o caixa ficará com um saldo fictício o que numa futura fiscalização com certeza a empresa sofrerá uma penalização. Portanto não temos como ajudá-lo nessa questão, apenas enfatizar aquilo que você já sabe, não existe como justificar um saldo elevado de caixa sem o respectivo lastro

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Rafael Nascimento

Rafael Nascimento

Iniciante DIVISÃO 2 , Jornalista
há 18 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 09:39

Luiz José, agradeço a resposta.

Eu tinha medo de na abertura da empresa o contador ter feito alguma coisa errada. Agora eu estou mudando de contador e tentando solucionar os possíveis problemas.

Contudo, a dúvida sobre o livro caixa foi uma percepção pessoal minha. Tenho uma empresa individual sem empregados, ME, não optante pelo simples. Isso ajuda em alguma coisa nesta questão?

Agradeço novamente,
Rafael Buty Nascimento

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies