Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.511

Material de uso e consumo em industria

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 11 março 2008 | 08:27

Ví vários tópicos sobre o assunto mas acabei postando aqui.
A industria que faço compra ferramentas, tinas, vernizes que são usados no processo de fabricação das máquinas.
Algumas ferramentas como parafusos, brocas, disjuntores são pra fabricar mesmo entrando como matéria-prima, agora as lixas, tintas, solventes, etc usadas na pintura e acabamento das peças eu posso por direto como material de uso e consumo? Vinha sendo feito assim, como peguei ela agora, creio que pelo valor das nfs algumas eu controlaria no ativo da empresa,
Alguem me dá dicas?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 12 março 2008 | 06:50

Bom dia Robélyo,

Você deve consultar o responsável pelo processo industrial de fabricação das referidas máquinas para saber exatamente onde se gasta o referido material.

Ao que tudo indica, trata-se também de custos, pois como você mesmo afirma, é usado na pintura e acabamento das peças. Se estou certo, não deve ser registrado como despesas (material de uso e consumo).

No entanto você tem razão ao afirmar que dada a relevância do valor, deva ser controlado no Ativo. Desde que este Ativo seja o Circulante (Estoques ou Almoxarifado). Desta forma você evita distorções no resultado operacional da empresa.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade