x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.272

Obrigação documentos contábeis

andreza messias

Andreza Messias

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 16:36

Estou com um problema com alguns clientes no escritório que trabalho. Os clientes enviam um relatório com os pagamentos feitos pelas empresa e se recusam a enviar os documentos originais, por medo de extravio, ou por falta de organização deles.
Enfim, estou fazendo um documento por escrito responsabilizando-os sobre isso, pois se houver fiscalização, não temos documentos para comprovar nada.
Procurei nos foruns alguma lei, norma... algo do tipo que comprove que precisamos dos documentos originais para ser feita a escrituração contábil. Mas, não encontrei.
Alguém pode me ajudar com isso?!
Obrigada!

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 17:29

Andreza Messias, Boa tarde!

Resolução CFC nº 597/85 clique aqui, diz sobre os documentos que comprova os atos e fatos que originam lançamentos na escrituração contábil

Acredito que fazer uma "declaração", não seja a melhor opção e não ira te ajudar se porventura precisar comprovar os lançamentos, converse com cada empresário pessoalmente e faça uma rotina de trabalho devolvendo os documentos em um determinado período.

Att.,

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 11:43

Andreza,

Como escritório contábil responsável pela escrituração da empresa, a responsabilidade de vocês é grande. Também concordo com os colegas que está correndo um risco e que a carta de responsabilidade não seria a melhor opção.

Sugiro que estabeleça um a conversa novamente com as empresas e tente transmitir a responsabilidade que possui pela guarda da documentação. Podes citar a NBC ITG 2000 que versa sobre todos os aspectos de escrituração contábil.

Mesmo assim se eles se mantiverem irredutíveis exiga que pelo menos procedam com o seguinte:

(...)
Documentação contábil
28. Os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio magnético, desde que assinados pelo responsável pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado, devendo ser submetidos ao registro público compe
tente.
(...)

Depois disto acho que eles podem acabar cedendo pelo custo que esse procedimento acarretaria...

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo

Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade