Anael Monteiro Jr
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde a todos! Trabalho em escritório contábil com contabilidade ME/EPP (Simples e Presumido). Recebemos toda a documentação, como sabem, depois que os fatos ocorrem. Essas empresas não nantém controles internos ao ponto de ter um Contas s Pagar e nem a Receber. Isso é: não existe a parte financeira nessas empresas. Adotamos por contabilizar as receitas por Regime de Competência, e os pagamentos, os lançamos pela data do ocorrido. Bem, isso posto, como os colegas costumam tratar esse problema: Como lançar as receitas, se não temos como saber como foi recebido, se foi recebido, se está aberto etc... Devemos lancar tudo a vista pelo Caixa? E os depósitos bancários, (que não fecham com as notas), devemos contabiliza-los como se fosse feito pelo Caixa. Os cheques emitidos, lancamos no Caixa e os pagamentos efetuamos através do Caixa??? Os clientes são a parte mais complicada de se controlar, pois os Fornecedores, pelo Registro de Entradas e o pagamento das faturas e duplicatas, controlamos a parte. Gostaria de saber se no meio Contábil há alguma pratica que seja consenso entre os contabilistas/escritórios, quais as maneiras que os colegas adotam ao contabilizar, visto que as orientações, muitas vezes dadas a essas empresas não adiantam em nada. Recebemos aquele monte de documentos e temos que nos virar com eles... Qualquer ideia sobre o assunto ajudaria em muito...
Obrigado pela atenção