x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 960

Contabil X Financeiro

Anael Monteiro Jr

Anael Monteiro Jr

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 12 março 2008 | 13:44

Boa tarde a todos! Trabalho em escritório contábil com contabilidade ME/EPP (Simples e Presumido). Recebemos toda a documentação, como sabem, depois que os fatos ocorrem. Essas empresas não nantém controles internos ao ponto de ter um Contas s Pagar e nem a Receber. Isso é: não existe a parte financeira nessas empresas. Adotamos por contabilizar as receitas por Regime de Competência, e os pagamentos, os lançamos pela data do ocorrido. Bem, isso posto, como os colegas costumam tratar esse problema: Como lançar as receitas, se não temos como saber como foi recebido, se foi recebido, se está aberto etc... Devemos lancar tudo a vista pelo Caixa? E os depósitos bancários, (que não fecham com as notas), devemos contabiliza-los como se fosse feito pelo Caixa. Os cheques emitidos, lancamos no Caixa e os pagamentos efetuamos através do Caixa??? Os clientes são a parte mais complicada de se controlar, pois os Fornecedores, pelo Registro de Entradas e o pagamento das faturas e duplicatas, controlamos a parte. Gostaria de saber se no meio Contábil há alguma pratica que seja consenso entre os contabilistas/escritórios, quais as maneiras que os colegas adotam ao contabilizar, visto que as orientações, muitas vezes dadas a essas empresas não adiantam em nada. Recebemos aquele monte de documentos e temos que nos virar com eles... Qualquer ideia sobre o assunto ajudaria em muito...
Obrigado pela atenção

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 12 março 2008 | 14:03

Olá Anael, você não é o único a ter problemas com clientes que não tem controle sobre a movimentação da própria empresa, várias empresas que faço não entendem a importância das solicitações que fazemos...assim, após muitas tentativas de que a movimentação fosse enviada corretamente, passei a enviar notificações para cada cliente com propostas de controles, como por exemplo cópias de cheque, sobre as duplicatas dos forncedores, francesas de recebimento no caso dos clientes...tbm envio os modelos, para que eles sigam...e aos pouquinhos fui obtendo respostas...
Mas enfim, até hj ainda tenho que ter jogo de cintura e inventar maneiras mirabolantes de conseguir que o cliente de atenção as solicitações da contabilidade!
Bom, tento o máximo possível...espero ter pelo menos dado um exemplo que possa te ajudar...Mas acho que podem aparecer ainda diferentes exemplos...

Att, Anna Paula.

Anna Paula

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade