x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 41.657

Lançamento do IOF

Daiane Rocha

Daiane Rocha

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 15:07

Boa tarde.

Sei que já foi perguntado, porém não consigo entender, será que alguém pode tirar essa dúvida .

Preciso fazer um lançamento no meu trabalho e não sei como fechar as contas, será que poderia me ajudar.

A situação é que foi feito um lançamento de rendimento de aplicação financeira( empresa tributada no lucro presumido) debitei minha conta de aplicação no ativo e creditei uma conta redutora também no ativo, mas no resgate para zerar a conta redutora do ativo fiz um lançamento a debito nessa conta e a credito na conta de receita ,porém incidiu IOF .

RENDIMENTO
D-APLICAÇÃO _ 50.000,00
C-(-)aplicação _ 50.000,00

RESGATE
D-(-) APLICAÇÃO _ 50.000,00
C-RECEITA _ 49.500,00
C-IOF _ 500,00

Como o IOF é uma despesa ou uma conta redutora da receita, para fechar as contas primeiro fiz um lançamento a credito, porém como é uma despesa preciso fazer um lançamento a debito(obs.: não posso lançar o valor do rendimento liquido(rendimento- IOF), pois não bate com o extrato).

Nesse caso qual o lançamento devo fazer?

Grata.

Daiane Rocha.

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 16:17

Boa tarde Daiane,
Constantemente fazemos conciliação e adotamos o seguinte criterio:

Na aplicação financeira:
D - conta aplicação(ativo) 50.000
C- conta corrente(ativo)

No rendimento diário
D - conta aplicação(ativo) 50,00
C - juros s/aplicação financeira(receita)

No resgate
D - conta corrente(ativo) 50.050,00
C - conta aplicação(ativo)

No caso de ser cobrado IOF:
D - conta corrente(ativo) 50.045,42
D- IOF(despesa) 4,58
C - conta aplicação(ativo) 50.050,00

Espero ter ajudado!

Daiane Rocha

Daiane Rocha

há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 17:09

Boa tarde Huberlan.

Como a empresa é tributada pelo lucro presumido só reconheço o rendimento no momento do resgate, enquanto não ocorre resgate, o rendimento eu lanço em uma conta redutora do ativo( aplicação a apropriar) e o IOF incide sobre o resgate, e é essa conta redutora que está ficando com saldo credor que refere-se ao IOF.

Daiane Rocha

Daiane Rocha

há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 17:27

Sim a conciliação é diária, mas como não é feito o resgate mensal, preciso manter o rendimento em uma conta, por isso é feito o lançamento na conta de aplicação a apropriar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade